24 de abr. de 2009

Lixo nos Oceanos: Futuro Sombrio


O lixo tem sido uma constante ameaça no planeta, entretanto, o impacto do lixo nos oceanos tem sido de extrema gravidade. Pescamos demais, poluímos demais e navegamos demais. Com isso, os plásticos têm sido os próximos seres marinhos. Os problemas são muitos, como lixo jogado nos mares nas embarcações; pescas com redes em demasia; redes fantasmas (resto de redes que pescadores jogam no mar e com isso, a fauna e a flora oceânica se depositam nessas redes, matando-as); navios produzindo barulhos ensurdecedores acima de 150 decibéis, causando a surdez de muitas criaturas, como a baleia azul...

Referência nas ideias da reportagem de capa da revista Superinteressante de dezembro de 2008, o post sugerido trata sobre os problemas do desequilíbrio ambiental nos oceanos gerado a partir de atos impensáveis de todos nós.

O oceano está perdendo a vida!!!

Abaixo, um vídeo mostrando a região onde se concentra boa parte do lixo que produzimos e suas consequências. Em inglês.

4 comentários:

  1. Que absurdo, o homem suja o que dá, até o espaço. Não duvido que a Terra logo vire uma espécie de Saturno, com anéis não de poeira, mas de sucata.
    Mal dá pra acreditar nessa foto também... Literalmente nadando em sujeira... Não deixa de ser um crime!
    Mas... indignações à parte, um ótimo fim de semana! o/

    ResponderExcluir
  2. Que coisa horrível. Aposto alguns lugares estão se livrando do lixo, jogando tudo no mar. A Super não dava nenhuma alternativa de solução ou ficava só mostrando o problema?

    Uma boa saída seria lançar Chiis e Gundams no mercado para reduzir as procriações humanas e diminuir a população. Muita gente resulta em caca.

    ResponderExcluir
  3. A solução que a SUPER deu é o óbvio: Educação e conscientização. Enquanto não houver isso, a poluição irá aumentar cada vez mais, mesmo investindo em novas tecnologias...

    O lixo já está invadindo o espaço sideral, com sucatas eletrônicas de satélites e afins. a imagem da Terra em volta de um grande anel de lixão pode ser realidade, realmente.

    Bom final de semana a voces!!!

    ResponderExcluir
  4. Não estamos percebendo o grande mal que estamos fazendo a nós mesmo. Não é só a vida marinha e os oceanos, mas é a nossa propria viida que está indo embora com tudo que representa a sobrevivencia no planeta. Onde está os grandes Cintistas? Socorro! Onde está os intelectuais?
    O problema foi detectado, mas onde está a solução? Alguém sabe dizer onde fica o FREIO DE MÃO?

    ResponderExcluir