5 de jun. de 2009

Game Nostalgia (II): Crossover Fighting Games


Talvez este post não chame muita atenção para quem não curte games e não seja fã de games de luta. Porém para quem curte, com certeza não pode deixar escapar um gênero de jogos de luta que revolucionou no mercado dos games: Os “Crossover Fighting Games”.

Após o tremendo sucesso de “Street Fighter” e “Mortal Kombat”, a Capcom, criadora de "Street Fighter”, criou jogos de luta com personagens de empresas diferentes se gladiando. Um dos sucessos foi com o game “X-Men vs Street Fighter”, em que os personagens dos mutantes da Marvel lutariam contra os personagens da Capcom. Uma luta entre Cyclops e Ryu era, naquela época, uma das grandes lutas do século. Imaginem uma luta entre Cyclops e Wolverine contra Ryu e Ken. E ainda marcou uma novidade de se poder lutar com dois jogadores ao mesmo tempo, intercalando entre um e outro numa luta.

Outro sucesso foi com “The King of Fighters 94”, da saudosa SNK. O jogo era três contra três e com crossover dos personagens de vários games da própria SNK, ou seja, os personagens de “Fatal Fury” contra os de “Art of Fighting”.

A partir daí, surgiram várias seqüências e até hoje têm vários games seguindo o mesmo estilo. Só para citar alguns: “Marvel vs Capcom1, 2”, “The King of Fighters 95, 96, 97, etc...” “Capcom vs SNK”, “Super Smash Bros”...

Até surgiram “Mugens” de crossover com vários personagens de inúmeros jogos de luta, criação de fãs e gamemaníacos, ou seja, não-oficiais. Talvez, sem essa inovação dos crossovers, os jogos de luta não sobreviveriam muito tempo.

Abertura de “Namco vs Capcom”. OBS: Música de Yuzo Koshiro



Abertura de “The King of Fighters Dream match 1999”

9 comentários:

  1. Gostei da música do Yuzo, você sabe o nome pra eu baixar?

    ResponderExcluir
  2. Ái, ái... só volto a pensar em jogos de última geração depois que tiver dinheiro para gastar com isso.

    ResponderExcluir
  3. A musica chama-se Brave New world ou Subarashiki Shin Sekai. Voce pode baixar do proprio You Tube.
    Para falar a verdade, os games de ultima geracao sempre serao caros. O negocio eh esperar um pouco para baixar os precos, basta ter paciencia.

    ResponderExcluir
  4. Como assim baixar do próprio youtube?
    Ei, esse Namco x Capcom é tipo um RPG, né.

    Valeu pelo nome da música, vou procurar na net.

    ResponderExcluir
  5. A-do-ro jogo de luta. Gastei dinheiro com o Fatal Fury! :)

    Adorei a música do Yuzo Koshiro.

    Eu nunca joguei esses crossovers!

    Meu favorito, no PC, era FX Fighter. Principalmente por causa das músicas.

    ResponderExcluir
  6. Kodi: Voce pode baixar os videos do You Tube com certos programas, como o Real Player. Sabia que também dá para captar apenas os audios dos videos do You Tube? Existem programas que baixam somente os audios do You Tube e os transformam em mp3. E a qualidade não fica atrás dos mp3 não.

    Moriah: Fatal Fury saiu antes de Street Fighter 2 e foi tambem um dos marcos dos games de luta. Yuzo Koshiro é a lenda das criações de trilhas sonoras dos games. Ele criou os temas de Shinobi, Streets of Rage e Shenmue, por exemplo.
    Nossa, FX Fighter eu cheguei a conhecer sim.

    ResponderExcluir
  7. Vc acredita que ele fez música até para o Castlevania?? Caraca!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia as músicas do Yuzo em Castlevania. Joguei Castlevania Synphony of the Night do PS1. Ele fez para esse jogo?

    ResponderExcluir
  9. Namco vs Capcom é uma mescla de RPG com luta. Só mencionei porque gostei da abertura e tem relação com crossovers.

    ResponderExcluir