2 de jun. de 2009
A Insegurança Aérea Mundial
Logo após mais um desastre aéreo, o do voo da Air France, várias mídias têm informado sobre as condições de segurança de um voo, as novas tecnologias aéreas em contraste com o número de acidentes aéreos ao redor do mundo, e várias causas de acidentes aéreos. Até que ponto uma simples viagem de avião é realmente seguro?
Claro que, se comparado ao número de mortes envolvendo aviões com número de mortes no trânsito, aí podemos sim dizer que o avião é mais seguro que o carro. Só que a questão de acidentes aéreos envolve uma complexidade muito superior, a começar pelo tipo de transporte, o avião, que é uma máquina muito complexa. Num acidente, envolvendo veículos terrestres, dá para gente fazer uma perícia e uma análise mais simples sobre as causas e as condições físicas do local, das pessoas envolvidas e dos veículos. Já num aéreo, envolve questões muito mais abrangentes. E em muitos casos, não se localiza os restos do avião, pois boa parte das viagens é por cima dos oceanos.
E quando acontece um acidente fatal como esse último, o impacto social-econômico-político mundial é de proporções gigantescas, pois envolve gente importante de várias nacionalidades.
Uma coisa é certa: o aquecimento global está contribuindo muito para o aumento de quaisquer acidentes. O acúmulo de nuvens carregadas, as mudanças radicais do clima, o ecossistema mundial alterado são umas condições propícias de acidentes. Um exemplo disso: Recentemente, o número de pássaros têm aumentado muito nas regiões dos aeroportos, causando acidentes sérios.
E não adianta toda alta tecnologia do mundo se o ecossistema da Terra estiver sendo depredada. Nunca o homem irá se sobressair perante a mãe-natureza, se este não colaborar com ela. É por isso que o slogan desse blog nunca foi tão válido como atualmente...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
To acompanhando o noticiário do acidente. É a nova modinha das news.
ResponderExcluirIsso traz à lembrança várias coisas, tipo os ventos verticais que derrubam aviões sem aviso e os testes de acidente nas poltronas, do Mithbuster.
Quando acontece um acidente desse porte, fica realmente dificil achar as respostas para as causas.
ResponderExcluirAgora, uma das hipoteses que estao levantando seria a de um atentado terrorista, ja que acharam indicios de explosao em pleno ar.
Afe! Bom, seria uma maneira da Air France "se livrar".
ResponderExcluirA idéia de globalização interliga o mundo através dos aeroportos! Só no início de 2008, por exemplo, a China possuía 1500 aeronaves sem ter comandantes suficientes para pilotar. Por isso contratou 500 pilotos da Varig.Pelo que parece, o Brasil não está preparado para essa realidade. Acredito que muitos outros paises também! Este pode ser apenas o início do caos! Milton Saito
ResponderExcluirRecentemente (dia 30/06/2009) aconteceu outro acidente aereo, envolvendo outro Air Bus, que caiu no Oceano Indico. Saiu de Paris em direcao a Madagascar. Uma pessoa adolescente sobreviveu. Na maioria dos casos, é a negligência de autoridades competentes de fiscalizar e a falta de investimentos que contribuem para tais fatos. Por isso que digo, é muita insegurança aérea mundial!!!
ResponderExcluirE agora, outros "acidentes": 2 em menos de duas semanas no mesmo país, no Irã. Acho que a bruxa dos aviões está solta mesmo esse ano.
ResponderExcluir