2 de jun. de 2009

A Insegurança Aérea Mundial


Logo após mais um desastre aéreo, o do voo da Air France, várias mídias têm informado sobre as condições de segurança de um voo, as novas tecnologias aéreas em contraste com o número de acidentes aéreos ao redor do mundo, e várias causas de acidentes aéreos. Até que ponto uma simples viagem de avião é realmente seguro?

Claro que, se comparado ao número de mortes envolvendo aviões com número de mortes no trânsito, aí podemos sim dizer que o avião é mais seguro que o carro. Só que a questão de acidentes aéreos envolve uma complexidade muito superior, a começar pelo tipo de transporte, o avião, que é uma máquina muito complexa. Num acidente, envolvendo veículos terrestres, dá para gente fazer uma perícia e uma análise mais simples sobre as causas e as condições físicas do local, das pessoas envolvidas e dos veículos. Já num aéreo, envolve questões muito mais abrangentes. E em muitos casos, não se localiza os restos do avião, pois boa parte das viagens é por cima dos oceanos.

E quando acontece um acidente fatal como esse último, o impacto social-econômico-político mundial é de proporções gigantescas, pois envolve gente importante de várias nacionalidades.

Uma coisa é certa: o aquecimento global está contribuindo muito para o aumento de quaisquer acidentes. O acúmulo de nuvens carregadas, as mudanças radicais do clima, o ecossistema mundial alterado são umas condições propícias de acidentes. Um exemplo disso: Recentemente, o número de pássaros têm aumentado muito nas regiões dos aeroportos, causando acidentes sérios.

E não adianta toda alta tecnologia do mundo se o ecossistema da Terra estiver sendo depredada. Nunca o homem irá se sobressair perante a mãe-natureza, se este não colaborar com ela. É por isso que o slogan desse blog nunca foi tão válido como atualmente...

6 comentários:

  1. To acompanhando o noticiário do acidente. É a nova modinha das news.

    Isso traz à lembrança várias coisas, tipo os ventos verticais que derrubam aviões sem aviso e os testes de acidente nas poltronas, do Mithbuster.

    ResponderExcluir
  2. Quando acontece um acidente desse porte, fica realmente dificil achar as respostas para as causas.

    Agora, uma das hipoteses que estao levantando seria a de um atentado terrorista, ja que acharam indicios de explosao em pleno ar.

    ResponderExcluir
  3. Afe! Bom, seria uma maneira da Air France "se livrar".

    ResponderExcluir
  4. A idéia de globalização interliga o mundo através dos aeroportos! Só no início de 2008, por exemplo, a China possuía 1500 aeronaves sem ter comandantes suficientes para pilotar. Por isso contratou 500 pilotos da Varig.Pelo que parece, o Brasil não está preparado para essa realidade. Acredito que muitos outros paises também! Este pode ser apenas o início do caos! Milton Saito

    ResponderExcluir
  5. Recentemente (dia 30/06/2009) aconteceu outro acidente aereo, envolvendo outro Air Bus, que caiu no Oceano Indico. Saiu de Paris em direcao a Madagascar. Uma pessoa adolescente sobreviveu. Na maioria dos casos, é a negligência de autoridades competentes de fiscalizar e a falta de investimentos que contribuem para tais fatos. Por isso que digo, é muita insegurança aérea mundial!!!

    ResponderExcluir
  6. E agora, outros "acidentes": 2 em menos de duas semanas no mesmo país, no Irã. Acho que a bruxa dos aviões está solta mesmo esse ano.

    ResponderExcluir