14 de jul. de 2009

Aquecimento Global a Todo Vapor



O mundo inteiro está vendo as consequências do aquecimento global. Esta é a imagem do Ártico obtida pelos satélites da NASA, à esquerda em 2004, e à direita em 2008. Quanto mais azul, mais fina é a camada de gelo.

Cientistas da NASA usaram os dados dos satélites para calcular o volume e a grossura do gelo Ártico em cada período. De acordo com as medições, a camada de gelo diminuiu cerca de 17 centímetros por ano, o que somou um total de 68 centímetros nos quatro invernos.

É claro que há perda de gelo durante a estação do verão nos pólos, mas tende-se a se recuperar quando volta à estação do inverno, o que não foi suficiente, devido ao efeito estufa, causando degelo polar constante.

As consequências do aquecimento global também estão evidentes na Antártida e na Groelândia.

Ainda não se sabe cientificamente qual será a projeção do Ártico daqui a alguns anos nesse ritmo, mas dá para imaginar o que pode acontecer...

4 comentários:

  1. Problemas coletivos me lembram da frase: "O que é bom para a colméia é bom para a abelha, mas nem sempre o que é bom para a abelha é bom para a colméia." (Marco Aurélio)

    ResponderExcluir
  2. E eu publicando no blog a maior novidade da Toyota, o Lexus híbrido! Junto com os Estados Unidos, o Japão vem colaborando pouco com a emissão de gases na atmosfera. E agora a moda aqui é ecologismo aliado ao lucro. Tudo em nome da geração de empregos! Milton Saito

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino algo parecido com "O Dia Depois do Amanhã", mas com consequências globais.
    Agora imagina se for na Antártida... aquilo sim é uma baita pedra de gelo! E é aqui pertim... XD

    ResponderExcluir
  4. Cara, lá pro hemisfério norte o tempo está muito louco mesmo. Eu fiz um show em pleno verão em Portugal que estava fazendo 12 graus! Eu ficava sacaneado os caras o tempo todo, a gente não conseguia ficar no palco porque congelava com o vento.

    Puxa, verão em Lisboa sempre foi mó Rio de Janeiro, todo mundo de bermuda e chinelo e na praia.

    ResponderExcluir