5 de mai. de 2010

Verdade ou Mito? Água no Micro-ondas

Esses dias, recebi uma corrente de e-mail alertando sobre o perigo de esquentar um copo ou uma tigela com água num forno de micro-ondas. Segundo o e-mail, houve relatos de acidentes envolvendo tal ato, onde, por exemplo, "um filho de uma amiga de uma conhecida nossa" sofreu queimaduras no rosto e nos olhos após ter esquentado um copo com água num forno de micro-ondas e em seguida ter colocado uma colher nela. A água, de repente, saltou para fora do copo, espirrando bem no rosto dessa criança. A criança foi levada ao hospital e a pele do rosto ficou manchada e um dos olhos ficou ferido a ponto de ter deixado praticamente cego.

Não cheguei a fazer essa experiência, pois sempre esquento a água no fogão ou na cafeteira elétrica para um cafezinho. Mas andei verificando no google (pra variar) sobre o tema. Alguns dizem que isso é "lenda" e não tem sentido, porém a maioria das informações fala que esquentar água no micro-ondas realmente faz a água "explodir", dependendo da potência do micro-ondas e do recipiente. Deixei a palavra entre aspas, porque não é a mesma definição de explosão de uma bomba, e sim, um escape da água de forma meio abrupta.

Agora, sobre o conteúdo do e-mail, digamos que seja "meia-verdade", pois, segundo fontes confiáveis baseados no Ministério da Saúde, não houve registros de acidentes envolvendo queimaduras graves com água esquentada no micro-ondas. Essa "corrente" de e-mail está, obviamente, em tom exagerado. Acho que os autores dessa corrente queriam chamar atenção do perigo, inventando um caso desse "filho de uma amiga de uma conhecida", entretanto, pelos conhecimentos da Física, há sim possibilidade de vazamento abrupto da água no recipiente, após contato nela.

Quando utilizamos o fogão para aquecer a água, geralmente utilizamos panelas com superfícies de alta rugosidade, comparadas com os recipientes que utilizamos no forno de microondas. As imperfeições da panela e as impurezas que ali se encontram ajudam na formação de bolhas de vapor quando a água atinge sua temperatura de ebulição, 100 oC. Já nos recipientes utilizados no forno de microondas essas imperfeições são geralmente menores (copo de vidro, por exemplo), diminuindo também as impurezas. Assim a formação de bolhas de vapor pode ser adiada.

Outro fator é que no forno de microondas o recipiente (geralmente de vidro) não esquenta tanto como a água. O calor é transmitido por condução da água para o recipiente, assim, a água pode ficar com uma temperatura maior no centro e menor nas regiões próximas do recipiente o que também pode dificultar o aparecimento das bolhas, que deveriam se formar nessa região.

A formação de bolhas de vapor é adiada por estes fatores, onde pode chegar a temperaturas superiores a do seu ponto de ebulição, e não evaporar. Logo, quando for colocado algum objeto (colher, por exemplo) ou alguma substância (café, açúcar) na superfície da água as bolhas de vapor vão surgir repentinamente, aumentando rapidamente o volume e liberando a energia acumulada, fazendo a água "explodir".

Mas, como não fiz o experimento, fica ainda minha dúvida sobre o caso, porém, tendenciando mais para o lado verdade. Se alguém aí já fez tal experiência, relate-a para nós aqui.

Abaixo, encontrei dois vídeos científicos mostrando esses procedimentos.






Referência: Google, efeitojoule.com, quatrocantos.com, mais.uol.com.br

6 comentários:

  1. Taí, eu nunca ouvi falar de alguém que se feriu dessa maneira. O que já escutei é sobre um perigo de ferver a água mais de uma vez, pois supostamente poderia acarretar "sobreaquecimento" pela "retirada dos gases".

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido falar nesse efeito da água esquentada no microondas,mas acho que vc tem que deixar muito tempo, mais de um minuto (que é absurdo pra microondas).

    Nunca soube de alguém que tivesse se machucado dessa forma.

    Eu também esquento na chaleira, portanto...

    Mas achei divertidos os vídeos!

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. @Kodi: Também escutei do perigo de ferver novamente a água, mas não achava que fosse grave. Mas isso supõe-se quando vc ferve novamente logo após da ultima fervida, eu acho.
    @Moriah: Sim, tbm achei divertido os vídeos e creio que devam ser verídicos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elton, mesmo aqui no país do microondas nunca ouvi falar de tais ocorrências. Mas, confesso, quando recebi um e-mail sobre tal alerta, fiquei apreensivo. Acho que valorizei o "mito". Fantástico a postagem em especial pelas imagens. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Vamos postar João Pessoa? KKKKK! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca fiz isso e nem farei, mas acredito que a água deve espirrar se aquecida no microondas... Até onde eu sei isso nem é recomendado... Quanto a queimaduras, creio que deve ser o mesmo tipo quando se queima com água fervente...
    Enfim, é sempre bom ter muito cuidado, principalmente quando se tem crianças por perto. Aliás, a cozinha é um lugar muito perigoso... XP

    ResponderExcluir