10 de set. de 2010

J-Dorama (VI): Bara no nai Hanaya (薔薇のない花屋)

Dando sequência a mais uma análise de J-Dorama. Como teve um feriado bem prolongado e não viajei, resolvi assistir a mais uma “série-drama” japonesa e foi de uma cartada só, em 4 dias.



Desta vez, a trama mescla romance com um pouco de drama, onde o protagonista é um florista humilde, onde ele tem uma floricultura em sua própria casa. Eiji Shiomi (seu nome) tem uma filha de 9 anos, cuja mãe faleceu durante o parto. Portanto, Eiji faz o papel de pai e mãe. Seu vizinho da frente é dono de um “coffee shop” e muito amigo de Eiji, onde sempre que pode, dá suporte a ele. Mas sua vida muda mesmo quando Eiji conhece uma moça, aparentemente cega, que estava se molhando na marquise da floricultura durante um dia de chuva. O florista, de uma bondade extrema, acolhe-a para dentro da loja. A partir daí, a trama se passa, principalmente, nos passos dos dois.

A história possui momentos de expectativa e de surpresas, onde o expectador não imaginava que pudesse mudar o desenrolar das atitudes dos personagens. Alguns dos destaques que chamou atenção é a bondade extrema do protagonista, em que, mesmo não possuindo bens materiais, ele ajuda aos outros de uma forma de desprendimento material; e ele sempre se desculpa por qualquer atitude sua (tanto que não aguentava ele falando sempre “sumimassen”). Outro destaque é a filha dele, chamada Shizuku, que, mesmo sendo uma criança, possui um caráter de adulto e de uma compreensão que nenhuma outra criança iria ter na vida real. Em resumo, ela é uma “tenshi” (anja). Bom, não vou contar mais detalhes para não virar “spoiler”.



Para quem conhece, o ator que interpreta o florista é o Katori Shingo, um dos integrantes da banda SMAP, que, aliás, volte e meia, os integrantes da banda interpretam novelas japonesas. Mas, nesse "dorama", o cantor-ator está bem diferente, o que se denota que ele encarnou bem o papel do personagem.

Na minha opinião, achei um "dorama" interessante, entretanto, sem muito destaque. Mas tirou uma lição de moralidade grande, como demonstração de humildade, caridade e compreensão, e onde mostrou também que “o que importa não é ter, mas ser”. Mais uma que vale na fila dos recomendáveis. “Bara no nai Hanaya” possui 11 episódios no total.

10 comentários:

  1. Nhum, já ouvi falar desse.
    Você tá mandando bem nos doramas, hein. Não o acompanho porque o próprio nome já diz: do-ra-ma não é comigo, hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Do-ra-ma nem sempre é drama, haha. Não curto assistir muito drama, por isso, os próximos vou tentar temas mais comédias ou policiais.

    ResponderExcluir
  3. Minha memória tá fraca. Você já viu o dorama Galileo? É recomendação da Chise.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, nao tinha ouvido falar desse aí. Vou verificar sim. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  5. De nada. É um dorama do tipo policial, com direito a protagonista tensai, bem do tipo que imagino que você vá curtir.

    ResponderExcluir
  6. Esse pessoal que não curte dorama não sabe o que ta perdendo. Eu também tinha certo “preconceito” em assistir esse tipo de novela. Mas a cerca de um ano atrás, de uma hora pra outra, acabei viciando e criei até um blog sobre o assunto. A propósito, estaria interessado em fazer parceria? O endereço é http://www.thedoramas.blogspot.com. Dá uma passadinha por lá. =D

    ResponderExcluir
  7. Esse pessoal que não curte dorama não sabe o que ta perdendo. Eu também tinha certo “preconceito” em assistir esse tipo de novela. Mas a cerca de um ano atrás, de uma hora pra outra, acabei viciando e criei até um blog sobre o assunto. A propósito, estaria interessado em fazer parceria? O endereço é http://www.thedoramas.blogspot.com. Dá uma passadinha por lá. =D

    ResponderExcluir
  8. Haha! Você posta tanto sobre doramas que até blog especializado tá propondo parceria. A coisa tá boa, hein! ^-^

    ResponderExcluir
  9. Que legal. Vou visitar o blog sim. Valeu pela dica. ^^

    ResponderExcluir
  10. Olha eu aqui de novo! Tomei a liberdade e coloquei seu link na minha lista de parceiros do blog. Adoro ler tudo que envolve doramas. Pode ter certeza que virei mais vezes por aqui. =D

    ResponderExcluir