30 de dez. de 2010

Alguns Pontos em São Paulo

Estive recentemente em São Paulo para uma breve passadinha, mas deu para visitar diversos lugares, mesmo em curto espaço de tempo. Apesar do tamanho de Sampa, o táxi de lá é mais em conta que muitas outras capitais brasileiras.

Qualquer brasileiro que se preze deve conhecer a maior cidade da América Latina. Longe da tranquilidade de uma cidade do interior, São Paulo é uma cidade que não para; onde negócios trabalhistas, eventos, compras, turismo e badalações estão tudo em um lugar. A seguir, algumas breves descrições de alguns pontos de Sampa.

Av. Paulista:


Quem não conhece a avenida onde sempre é destacada nos grandes telejornais? Um dos pontos mais importantes da cidade, onde revela sua importância como grande polo cultural, econômico e de entretenimento. Além disso, a Avenida Paulista é um grande eixo viário que liga várias outras avenidas importantes da cidade.

Bairro da Liberdade:


Outro ponto conhecidíssimo. Se procura qualquer referência da cultura oriental, o bairro da Liberdade é parada obrigatória. O bairro abrange a maior colônia oriental da América do Sul, com diversas culturas orientais como a japonesa, a chinesa e a coreana. Atrações, desde culinárias, passando por presentes e lembranças orientais até eletrônicos e eletrodomésticos típicos como a panela elétrica para fazer arroz, o turista tem a sua disposição. Eventos do gênero acontecem por lá, frequentemente. Um dos meus pontos favoritos.

Pinacoteca de São Paulo:


Um dos museus mais importantes de São Paulo e também do país, com um acervo de pinturas, fotos e esculturas de diversos artistas que atuaram em São Paulo. Mas há também espaço para exposições de grandes artistas internacionais. A Pinacoteca fica ao lado da Estação Luz, uma outra atração a parte, onde preserva uma arquitetura peculiar que lembra aquelas estações antigas de trem da Europa.





Uma pena que, na minha visita, muitos pontos do museu estavam interditados para obras.

Museu da Língua Portuguesa:


Inaugurado recentemente, em 2005, o museu abriga uma base da cultura do Brasil, com curiosidades e conteúdos muitas vezes desconhecidos da maioria dos brasileiros sobre nossa própria cultura. O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma ideia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.



O Museu da Língua Portuguesa fica ao lado da Estação Luz, em frente à Pinacoteca. Ponto obrigatório de visita, que é considerado um “combo” de visita turística (Pinacoteca, Estação Luz e Museu da Língua Portuguesa).

Shopping Iguatemi:


Onde se localiza o metro quadrado mais caro do Brasil? A Resposta: No Shopping Iguatemi. o metro quadrado dali custa 4.046 reais por ano, ou cerca de 337 reais por mês (preço em 2009). O Iguatemi ocupa a 26ª colocação no ranking mundial, a décima das Américas e a liderança da América Latina. Não é para menos. Lá o turista encontra as lojas grifes como Chanel, Tiffany e Victor Hugo. É a praia dos ricaços. O Shopping não é muito grande em termos de extensão e a praça de Alimentação tem um porte mediano. O “point” mesmo são as diversas lojas de grife mesmo. Se você não é um ricaço ou político, vale conhecer o Iguatemi mais para passear mesmo e se deparar com "precinhos" camaradas como por exemplo; um par de saltos por míseros 11.000 reais.




Tem tantas outras atrações em São Paulo para mostrar, mas que vou ficar devendo no momento. Espero poder visitar mais vezes para conhecer outras diversas localidades turísticas dessa cidade que realmente não para.

6 comentários:

  1. Olá Ocho! Feliz 2011 pra você!!!
    Quer dizer então que esteve dando um tour em Sampa... Confesso que nunca fui pra lá e pelo que vejo na TV a cidade não dever parar mesmo. Gostaria muito de conhecer o bairro da Liberdade e adorei os registros!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou da loucura daqui. Ficar em São Paulo por muito tempo às vezes cansa, especialmente quando se conhece a vida no interior.

    ResponderExcluir
  3. Olá Elton, essa foi para matar saudades da capital paulistana. Conheci São Paulo quando tinha 15 anos. Daí por diante não parei mais de visitar a cidade. E incrível que, jamais respeitei a data de retorno. Sempre retorno após a data prevista. Cansei de trocar a passagem para ampliar a estadia em Sampa. A cidade tem uma capacidade de sedução que é inexplicável. Parabéns pelo relato. Valeu! Abraços e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, gente. Apesar dos problemas de Sampa (como toda cidade grande tem), vale o passeio por lá, pois há bastante atrações turísticas.

    ResponderExcluir
  5. Sério que vc foi pro Iguatemi? Como vc fez pra chegar lá? Nunca fui porque achei que o acesso era complicado pra quem não tá de carro... Só por curiosidade também, pq não tenho a menor pretensão de gastar lá... =PP Outro lugar crássico que queria conhecer é o mercadão... XD E a tal Julio de Mesquita... (planejando meu próximo passeio)

    ResponderExcluir
  6. Eu fui, caminhando até uma estação de bus, aí peguei um bus que não me lembro o nome e desci depois uns 20 minutos de viagem de bus. Pergunte pro Kodi, ele me guiou. :) Mas na volta, resolvi pegar táxi mesmo.

    ResponderExcluir