14 de nov. de 2011

J-Dorama (XVIII): Bambino!

"Bambino!" conta a estória de um jovem entusiasta de Fukuoka chamado Shogo Ban (Jun Matsumoto [1]), cujo talento é cozinhar vários pratos italianos. Ele aproveita esse talento e trabalha num restaurante italiano simples no bairro de Hakata como chef de cozinha. Entretanto, durante suas férias, o dono do restaurante resolve mandar Ban para um grande restaurante em Tokyo para estagiar por lá. Em Tokyo, Ban conhece o restaurante Trattoria Baccanale, cujo dono desse restaurante é um grande amigo de décadas do dono do restaurante de Hakata.

Porém, ao chegar no Baccanale, Ban encontra muita dificuldade para adaptação ao ritmo acelerado de trabalho na cozinha do restaurante, sendo muito atrapalhado no início. Bem diferente do tipo de trabalho em Hakata. Entre a equipe cozinheira, destaque para a chef Asuka Hibino (Karina Nose ou simplesmente Karina). Ban leva bastante sopapo dos colegas sempais e chega até apanhar do sempai Nozomi Katori (Ryuta Sato), mas também há colegas dispostos a ajudá-lo de alguma forma, como o simpático maitrê Tsukasa Yonamine (Kazuki Kitamura).

Bom, não é de estranhar o porquê das broncas dos sempais em cima de Ban. Eu também teria "raiva" do comportamento mimado de Ban. E além de mimado, ele é muito "oito ou oitenta". Uma hora, Ban expõe entusiasmo demais e depois fica todo "jururu" quando não alcança suas expectativas. Outra atitude irritante dele é ele pedir desculpas demais, até mesmo quando não há necessidade. Tá certo que japoneses têm costume sempre de pedir desculpas em várias ocasiões por educação, mas no caso de Ban, essa atitude fica muito inconvieniente. Achei isso um ponto negativo do dorama, pois me fez passar nervoso. Além, claro, da desastrice demasiada dele... Claro, não devo misturar personagem com o ator, mas tem uma hora que eu achava que o Jun fosse desse jeito... Pelo menos, significa que o Jun é um grande ator também, rsrs.

Um detalhe que achei muito estranho: por que o Ban e o resto dos chefs (com exceção da Asuka e do Katori) não usam nenhuma proteção na cabeça em serviço? Tá certo que o dorama queria mostrar o Jun "limpinho", mas não custava colocar um chapeuzinho de mestre cuca nele? Acho que ele ficaria até mais simpático com o acessório...

Mas tem detalhes positivos que o dorama mostrou sim. As palavras e conselhos de superação e força do gran chef e do Yonamine, que por sinal, este último foi o personagem que mais gostei.

Apenas para variar, a música tema é do grupo Arashi com "We can make it!".

Se vale a pena assistir? Bom, se você não ligar para a atitude de Ban, é um dorama interessante que mostra também, além de pratos italianos, os atores dizendo algumas palavras em italiano. Mas eu, particularmente, passei "raiva" ao assisti-lo...

"Bambino!" possui 11 episódios, gravado em 2007.

15 comentários:

  1. pq raiva, Ocho?
    calma, é só um dorama...

    ResponderExcluir
  2. Olá, fmass. Sim, agora eu tô susi. Mas na hora, eu não suportava muito tamanha mimação dele, mas esse era o propósito do dorama, né? Aliás, o Jun trabalhou muito bem nesse dorama.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ocho, que chato heim... pelo visto você detestou o dorama =(
    Eu particularmente adoro essa produção e foi justamente por causa dele que comecei a gostar de doramas e também do ator Matsumoto Jun. E essa atitude dele, de ficar pedindo desculpas, não chegou a me incomodar. Acho melhor então ficar longe de Hana Yori Dango, porque você vai passar raiva também rs. Além de ser mimado, o personagem do Jun é extremamente grosso e mal educado hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cacá. Eu não detestei Bambino! Apenas a atitude do personagem Ban que não gostei, apesar de que ele mostra força de vontade e espírito batalhador em muitas ocasiões. Em geral, foi um dorama bom e interessante.

    Acabei de baixar Hana Yori Dango... Esse vai ser o próximo que vou ver. HYD é tão falado que acabei downloadeando. Agradeço por me avisar sobre o personagem de Jun no Hana. Vou estar preparado dessa vez, rsrsrs. OBS: Nada contra o Jun, Cacá. :) inclusive meu sobrinho se chama Jun.

    ResponderExcluir
  5. Eu compreendo sua irritação Ocho. O Ban Shogo chegou se achando o máximo mesmo, um expert da cozinha, e com isso acabou quebrando a cara. Mas por ele ser teimoso e não desistir tão facilmente das coisas é o que mais me cativaram nesse personagem. Depois que ele apanhou feio do Katori (precisava daquilo?), tomei partido do Bambi e aí já viu rs... torci e vibrei com cada conquista sua. Meu episódio preferido é quando ele aprende a fazer doce.

    E você tem um sobrinho chamado Jun... que legal!!! O nome foi inspirado no ator ou não tem nenhuma relação? E que bom saber que irá assistir Hanadan! Vai assistir a série completa (1º, 2º temporada + filme)? Só a título de curiosidade, a atriz principal do dorama, Inoue Mao, será a apresentadora do Kouhaku deste ano. E quero ver se agora você não vai virar fã do grupo Arashi rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão e minha cunhada acharam legal esse nome,. Eu que sugeri, não apenas por causa do Matsumoto, rsrs. Mas o nome em kanji foi muita coincidência. É igual ao do Jun do Arashi, rsrs. Meu sobrinho ainda é bebê, mas acho que vai virar fã do Xará famoso no futuro, rsrs.

    A do doce achei engraçado também. Rsrs.

    Só o movie de Hanadan não baixei ainda. mas pretendo assistir tbm.

    Vou tentar ver o kouhaku desse ano pela internet, porque meu tio cancelou o pacote completo... :(

    Não sou fã do Arashi (tanto que só conheço o próprio Jun e o Sho), mas gosto de muitas músicas deles... Seria o Arashi, um novo SMAP?? :)

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu já sabia que você não é fã do Arashi (fiquei sabendo no post “Japoneses Contra K-Doramas” rs). Mas quem sabe não mude de ideia quando assistir “Hanadan”. Digo isso porque as maiorias das pessoas que conheço ficaram fãs do grupo através desse dorama. Mas um pequeno detalhe: todas são mulheres hehehe... Então você não deve ter visto o filme “Cartas de Iwo Jima” com o Nino né? É bem interessante. Ah, e já terminei de assistir “Engine”. Como você disse, o foco não são as corridas de carro - ainda bem! Gostei bastante.

    E aproveitando, tire uma dúvida minha em relação à escolha do kanji nos nomes. Já ouvi algumas pessoas dizendo que tem o mesmo nome, mas com significados diferentes por causa do kanji. Até aí tudo bem. Mas existe algum documento que comprove que seu nome é escrito dessa forma, principalmente aqui no Brasil? Você disse que o do seu sobrinho é igual à do Jun, o ator. Mas como se comprova isso?

    ResponderExcluir
  8. bom.. se me permite entrar na discussao sobre os nomes, Cacá, no japao um mesmo nome pode ter significados diferentes, dependendo do kanji usado. Acho q nao há nada que "prove" a escrita a nao ser o inkan (carimbo), mas esse vale p/ o SOBRENOME. Enfim, vale a palavra de quem escreve, literalmente.
    Abç.

    ResponderExcluir
  9. Fmass disse tudo. ;)
    A gente escolheu o kanji do Jun antes de ter visto que o do Jun Matsumoto.

    ResponderExcluir
  10. Não, não vi "Cartas", rsrs. Talvez por isso que não conheço o Nino... :p

    ResponderExcluir
  11. Meu sobrinho também se chama Jun :)~

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por esclarecer minha dúvida. Mais uma perguntinha rs... por acaso Kodi, você é o Ocho são parentes???

    ResponderExcluir
  13. É quase, Cacá, mas somos apenas grandes amigos. Foi uma tripla coincidência de nomes "Juns". :)

    ResponderExcluir
  14. Olha! É o carinha de Hana Yori Dango... E eu também já vi ele em alguma novela da NHK...
    Em HYD eu é que queria matar o personagem do Jun... Esse povo mimado viu... ¬¬

    ResponderExcluir
  15. Então... parece que o Ocho já respondeu.

    ResponderExcluir