23 de mar. de 2012

"Você sabe com quem está falando?"

Depois de assistir ao vídeo de uma palestra do filósofo Mario Sergio Cortella e entrar em grupos de estudos e discussões sobre a dimensão e a origem do Universo, não tem como não refletir sobre
a "insignificância" de nosso ser e, posteriormente, a arrogância de muitas pessoas, como alguns políticos, milionários e empresários.



Num espaço, onde estamos num planeta, mas que há outros bilhões de planetas, dentro de bilhões de sistemas solares, dentro de bilhões de galáxias no Universo, quem somos nós? Se fosse comparar um grão de areia com o planeta Terra, o grão de areia ainda estaria muito melhor posicionado do que o ser humano em relação ao Universo.

Se tiver uns 10 minutos de tempo, vale a pena acompanhar o vídeo abaixo.



8 comentários:

  1. Yo Man!
    Isso é bom pra abrir os olhos, mas também é meio deprimente saber que a gente é um nada, haha.
    Esses grupos que você citou devem ser interessantes. Aparecem algumas pessoas de idéias radicais neles? É que geralmente sempre tem um cabeça dura no meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, que a gente é um nada eu já sabia desde faz tempo, hehehe. Por isso não fico deprimido.

      É um grupo de estudos que fazemos onde envolve discussão sobre filosofia, ciência e religião. Dá para "viajar" legal, mas sem misticismo.

      Ah, normalmente sempre tem um que é cabeça dura, não tem jeito. É como numa sala de aula.

      Excluir
  2. Olá Ocho! Ultimamente estou numa correria que também andei sumida...
    Vou querer conferir essa palestra do Cortella. Como estou sem caixa de som e fone no meu pc, vou ter que conferir quando chegar em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cacá. Peço também desculpas pela falta de post de J-Doramas e não estou tendo muito tempo de conferir atualmente, mas não se preocupe. Ainda volto a publicar opiniões sobre os doramas. Ah, vale a pnea sim conferir o vídeo.

      Bjos

      Excluir
    2. Pelo jeito todo mundo tava sem tempo.

      Excluir
  3. video muito interessante.
    gosto das análises e comentários desse filósofo. (Mario Sergio Cortella)
    mas ainda acredito que a vida nao é um mero fruto do acaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é mesmo. Nossas vidas não são por acaso. Tem tudo uma evolução lógica e probabilística. Apenas não têm tanta significância como alguns arrogantes e orgulhosos acham que tem... O que importa é o conjunto dessas vidas, formando a sociedade em si.

      Excluir
  4. Eu assisti essa palestra há alguns anos atrás numa outra empresa... Acho que ela continua bem pertinente nos dias de hj... Das palestras que já assisti ao vivo (bem poucas na verdade) essa foi a que eu mais gostei. Por essas e outras que eu acredito que os únicos que podem fazer algo por nós somos nós mesmos... XD

    ResponderExcluir