7 de jan. de 2013

Tendência: Os Smartphones Grandalhões



Uma tendência que, há alguns meses atrás, era considerado "mico", agora começa a ficar mais popular: os chamados "super smartphones", ou "phoblets" ou "tabnes", sei lá mais... Sim, ao invés de miniaturizar, a tendência para muitos gadgets é aumentar de tamanho, assim nas TVs, que agora tem até 80 polegadas...


Eu, sinceramente, achava que celulares com telas de mais de 4 polegadas seria um tanto desconfortável e "pagador de mico", voltando no tempo em que os celulares eram aqueles "tijolões". Mas, com a Samsung mandando ver nos seus "Galaxys Notes" (smartphones com 5 polegadas para mais), atualmente está virando mania entre os consumidores, pois seu tamanho maior pode proporcionar uma ótima visualização em conteúdos visuais como vídeos e aplicativos. E a própria Samsung começou bem antes com um tablet de 7 polegadas que faz ligações chamado Galaxy Tab 7", mas há dois anos atrás, ainda estava engatinhando esse conceito.

Apear de sua aparentemente desconfortabilidade em manuseá-lo com apenas uma mão, os consumidores abrem mão dessa portabilidade em prol de detalhes e riqueza nas visualizações em uma tela maior. Tanto que muitos usuários já se adaptaram muito bem com um smartphone grande no bolso.

Mesmo para alguns que possuem mãos pequenas, já se renderam aos "phoblets", pois talvez possam considerá-los como tablets mais portáteis e com uma grande vantagem: podem realizar chamadas telefônicas, ao contrário dos tablets comuns. Para essas pessoas, usar duas mãos para acessar os aplicativos não é empecilho mesmo.

Claro, muitos bolsos de calças ainda ficam desconfortáveis ao colocar um "phoblet", mas algumas marcas de jeans já viram um grande potencial nesse gadgets e começam a apostar em calças com bolsos cada vez maiores para comportá-los. Para muitas mulheres, isso nem afeta muito, já que elas carregam os celulares nas bolsas.


Eu mesmo acabei adquirindo um Galaxy S3, que, na época do lançamento, era considerado grande demais, mas hoje em dia, é um dos celulares mais vendidos do mundo. Este possui 4,3 polegadas. Mas, não acaba por aí não. A Huawei lançou no mercado, um smartphone de 6 polegadas, só um pouquinho menor que o tablet Kindle, da Amazon. A junção phobet (phone + tablet) talvez veio realmente para ficar. Será que teremos tablets de 8 a 10 polegadas que fazem ligações?

13 comentários:

  1. Ei Ocho! Eu quero um template que esconda parte dos posts mais longos, que nem este seu. Ele é um dos padrões lá do blogspot? Tô querendo flodar meu blog com fotos e daí ia ficar ruim do jeito que o meu está.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em cada postagem, dá para cortar no parágrafo que vc quiser. Basta apenas usar o botão de "quebra de página" ao lado de inserção de vídeo.

      Excluir
    2. Uôoo! Niice! Isso vai facilitar muito as coisas. Não esperava que fosse tão simples. Valeu mesmo pela informação!

      Excluir
  2. Finalmente estão fundindo tablets com celulares! Na minha opinião eles estavam demorando pra fazer isso só pra poder vender os dois separados e lucrar mais. Eu estou muito interessado em um Galaxy note, mas pra mim, se ficar muito maior que 5 polegadas vai ser um problema pra carregar no bolso. O SIII ainda vai tranquilo no meu jeans e o note também deve caber, mas acima disso vai complicar. Eu tinha uma calça com bolso lateral estilo militar que seria perfeita para essas coisas. A moda precisa abrir o olho, tehhe.

    O Galaxy note parece que tem parceria com a WACOM, ou seja, as canetas dela podem ser usadas para pintura digital e daí o meu interesse. Além da tela grande pra ver conteúdo multimídia, lógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, o SIII é ideal atualmente. Como tenho um iPad, não vejo necessidade de um phoblet no momento, mas quem sabe no futuro?

      Excluir
    2. Só agora entendi o porquê do nome phoblet, haha.

      Excluir
  3. Realmente, a gente começa a usar celular cada vez menos pra ligar, cada vez mais pra acessar dados e usar aplicativos... Eu sofro com as letrinhas miúdas no iphone, mas como tenho um tablet tb, to sussa...
    Tô curiosa pra ver o que o mundo tech nos reserva nos próximos 5 anos... A tendencia é cada vez mais encurtar distancias por esses devices, daqui a pouco estamos controlando as coisas e encontrando tudo por eles...
    Aff, me empolguei demais e fugi do assunto...
    Mas concordo que essas telas maiores quebram muito o galho sim! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já até criaram um tablet de 20 polegadas, mas ainda não está sendo comercializado.

      http://www.noticiasbr.com.br/panasonic-lancara-tablet-com-20-polegadas-lenovo-e-samsung-tambem-vao-investir-no-setor-92646.html

      Excluir
  4. Nossa, eu acho realmente muito grande um celular com tela de 6 ou 8". E vou na contramão (pra variar, rsrsrs) da maioria das mulheres: prefiro bolsa pequena pra não carregar muita coisa. Por isso, um celular grande acaba impactando pra mim.

    Claro que o gadget maior tem todas as suas vantagens, mas para o meu dia-a-dia, continuo preferindo ter um smartphone menor (o visor do meu tem menos de 4") e, paralelamente, ter um tablet, não muito grande também, pra poder fazer minhas leituras nas horas vagas.

    Mas o mercado tá aí, né? Há gostos e necessidades de todos os tipos! E o consumidor só ganha quando há mais opções a escolher. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu acho que quanto mais diversificação, melhor para os consumidores. Se não está satisfeito com o tamanho atual, há outros disponíveis atualmente.

      Excluir
  5. hehehe... acho que sou a única pessoa da face da terra que usa o celular apenas para fazer e receber chamadas. Vamos ver se este ano eu tiro o escorpião do bolso rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu celular, faz tempo que quase não uso para fazer ligações, hehehe.

      Excluir
  6. era td q eu precisava.. um misto de tablet e smartphone, eu sou um adepto do tudo-em-um haha!!!

    ResponderExcluir