3 de mai. de 2013

Japão: Kyōto


Para quem for visitar o Japão, conhecer Kyoto é uma parada obrigatória. A cidade foi a capital do Japão desde a época do Império Japonês até o ano de 1943, quando então, foi substituída por Tokyo. Não vou descrever a história da cidade, afinal, para isso tem a Wikipédia.


Localizada no centro do Japão, a província de mesmo nome possui uma bela e riquíssima arquitetura da época do Japão Feudal, que estão preservadas de forma contundente. Normalmente, seu cenário serve de inspiração para produções de mídias de época do Japão Feudal e das grandes batalhas, envolvendo samurais e guardas do Império. Para quem curte história antiga do Japão, Kyoto é um prato cheio de informações e de belas paisagens naturais e arquitetônicas (clique nas fotos para ampliar).

 Kinkakuji (Templo do pavilhão de Ouro)

Kinkakuji

O Kinkakuji é um templo-zen budista, praticamente, o símbolo maior de Kyoto. Fundado em 1397 e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial, suas paredes são forradas de folhas de ouro. Originalmente, o templo tinha sido destruído, durante a guerra Onin, mas foi reerguida em 1955, dessa vez colocando placas de ouro para purificação e mitigação das causas da guerra. As melhores paisagens para o cenário seriam no outono (por causa das folhas coloridas) e no inverno com neve.

Kouyou em Kyoto (folhas vermelhas)

Kiyomizudera (Templo Budista)

O templo Kiyomizuderá (templo da "água purificada") é um templo budista independente, no qual também  foi tombado como um dos patrimônios mundiais pela UNESCO. Ao lado do templo, há uma cachoeira com um chafariz e uma fonte onde os visitantes podem beber sua água, que, segundo lenda, acreditavam que a água trazia boas energias.

Desenho das Pontes Antigas
Tradicional Ponte Antiga da Cidade (ainda bem preservada)

Monge Budista


Típico Jardim dos Templos de Kyoto

Jardim de Pedras




Torre de Kyoto

Vista de Cima da Cidade

Estação JR de Kyoto

O que deu para notar também, é que há muitas excursões de turmas de alunos de ensino fundamental e médio de toda parte do Japão, com as "kyōshis" segurando as bandeirinhas sempre organizando cada turma da sua responsabilidade. Kyoto é um pólo da cultura e história antiga do Japão, que nenhuma escola pública japonesa deixa de organizar excursões a seus alunos.


Época sugestiva para visitar Kyoto: No outono, quando as folhas começam a ficar coloridas (como nas fotos). No inverno só se já tiver acumulado uma boa quantidade de neve e na primavera só na semana da florescência das sakurás (cerejeiras). 

6 comentários:

  1. Sonho distante pra mim...
    E mesmo se um dia vier a acontecer, Akihabara está na frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tokyo em primeiro lugar, né? Mais especificamente Akiba, hehehe.

      Excluir
  2. OMG! Não tive oportunidade de conhecer Kyoto! Espero ter uma chance! Osaka tbm está na minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAle a pena conhecer Kyoto. E vou postar também sobre Osaka, gostei muito de lá também.

      Excluir
  3. da próx. vez q eu for p/ o Japan, passarei em Kyoto, com calma hehe..

    ResponderExcluir
  4. Também não tive o privilégio de conhecer Kyoto... Quem sabe na próxima...
    Aí fica quase obrigatório tirar uma foto de kimono né? Se conseguir, vou fazer um quadro, hahahaha.

    ResponderExcluir