2 de jun. de 2017

Peru (Parte 2) - Cusco


Saindo de Lima e indo de avião para a região de Cusco.


Cusco fica a uns 3200 metros acima do nível do mar, portanto, a região costuma ser mais fria do que em outras cidades do Peru e a cidade fica ao redor de várias montanhas e vales, o que deixa a paisagem interessante e peculiar. Por causa da sua altitude, muitas pessoas que viajam à região podem ter sensações de um pouco de falta de ar e/ou de ânsias. Por isso, o uso da folha de coca por lá é muito frequente e serve para aliviar os enjoos e dores de cabeça. Normalmente seu uso é através de chás ou mesmo mascando suas folhas. A folha de coca também ajuda as pessoas contra a fatiga e o sono exagerado, por isso, é um bom estimulante e creio ser até mais que o café. Por isso, tomar um chá de coca depois das 19h pode não ser uma boa ideia para não atrapalhar o sono. Para quem quiser saber do gosto do chá de coca, lembra bastante o chá verde comum, mas com muito mais concentração de erva para se manter acordado.




Cusco foi a moradia dos chefes incas e suas ruínas por lá preservadas dão o ar patrimonial do povo andino, com suas arquiteturas robustas e belas, mesclando também com a arquitetura hispânica sendo vista principalmente em igrejas e catedrais como foi vista em Lima. É, talvez, a cidade mais visitada pelos turistas, depois de Lima.


(Mercadinho Artesanal em Cusco)

- Centro Histórico de Cusco e Praça das Armas:






O Centro Histórico contempla uma enorme praça denominada Plaza de Armas e arquitetura barroca nas igrejas e catedrais. Ao visitá-los interiormente, o visitante presencia obras preciosas e relíquias religiosas, muitas delas banhadas a ouro. Uma riqueza enorme guardada dentro de Cusco. Além da arte hispânica, temos também exposições de ruínas incas misturadas dentro de complexos. Dentro da catedral era proibido tirar fotos, por isso não há fotos do interior dela.





- Complexo de Sacsayhuamán:

 O local com sua arquitetura era possivelmente a utilização de rituais sagrados do povo andino com seus chefes incas. tempos mais tarde, o complexo foi tomado por espanhóis para firmar uma fortaleza hispânica. As enormes muralhas e a grandeza de espaço é deslumbrante e o visitante pode ficar sem fôlego ainda mais no ar já rarefeito de Cusco.

(Vista da Cidade de Cusco) 





(Alpaca) 



As lhamas e as alpacas são comuns nessa região e os moradores da região usam as pelugens de alpaca para fazer diversas blusas de lã. Uma blusa 100% de pele de alpaca bebê custa em torno de 300 reais saindo direto das fábricas.




- Mercado Municipal:

A variedade de produtos do Mercado Municipal de Cusco é enorme graças à localização geográfica da região, pois a poucos kilômetros ao nordeste, se encontra a região da Floresta Amazônica. Por isso, cusco desfruta de vários tipos de frutas e vegetais, além de produtos típicos da região.






Parte 3 - MachuPicchu.

3 comentários:

  1. Essas coisas não me atraem, mas curti ver a arupaka.

    ResponderExcluir
  2. Interessante. Será que em todos os hotéis eles servem chá de coca? Porque se eu passasse mal por causa da altitude não ia querer sair procurando chá de coca pela cidade...
    Quanto tempo é recomendável ficar em Cusco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Cusco, bem provável que todos sirvam o chá de coca por causa da altitude e algumas pessoas sentem enjoo no começo até se acostumar. A gente ficou em Cuzco uns 3 dias, 2 dias antes de MachuPichu e 1 dia depois de MachuPichu (Cusco é o ponto de partida).

      Excluir