4 de jun. de 2017

Peru (Parte 4) - Pratos Típicos

Nada melhor do que além de conhecer os lugares interessantes, experimentar também os pratos típicos da região. A culinária peruana é diversa e depende da região, por exemplo, em Lima, o pescado é um principais pratos devido a sua localização. Já em Cusco, temos por exemplo, a carne de alpaca e de cuy (porquinho da Índia)... Talvez alguns não curtem, mas em boa parte da comida peruana leva coentro (eu, particularmente, não curto), mas talvez possa acostumar com seu paladar depois. A seguir, alguns exemplos:

- Carne de Alpaca:


Apesar de ser meio peculiar, seu gosto é bem parecido com a carne bovina ao molho tipo barbecue, servida com arroz branco e batatas.

- Ceviche:


Baseado em peixe cru marinado em suco de limão, por isso, na prática, o peixe é "cozido" com a acidez do limão peruano, que é bem mais azeda do que o brasileiro. Na foto, acompanha milho torrado que lembra gosto de pipoca com crocância de amendoim e batata doce.

- Salmão ao Molho de Maracujá:


Salmão é até abundante no litoral peruano.

- Lomo Saltado:


Normalmente a carne é fraldinha, mas pode ser de outro corte parecido, com a carne cozida em frigideira.

- Aperitivo típico:


No prato, um purezinho de batata com frango desfiado e um tipo de folha crocante de beterraba.

- Capucino, Tiramissú e Torta de Amora:


Diferentemente do Brasil, os doces peruanos não são doces demais e o café é um pouco mais ralo, porém esse tiramissú que comi parecia um tofu e o capucino era mais amargo.

- Aquaymanto:


Conhecido também como Physalis Peruana (em português: fisális), é um tipo de uma frutinha típica andina que lembra gosto de pitanguinhas, bem azedas.


- Pisco Sour:


Quando fui a Santiago, também tinha Pisco Sour e os chilenos diziam que sua origem foi no Chile, mas os peruanos também dizem que o Pisco saiu primeiro no Peru, então, essa bebida é uma das disputas entre os dois países. Seu gosto lembra a caipirinha brasileira, mas a bebida é tipo um aguardente da uva com toque de limão e utiliza-se também clara de ovo, pelo menos na versão peruana. Esse da foto foi o equivalente de álcool a umas 4 latas de cerveja...


- Cerveja Cusqueña:


É a cerveja de fabricação própria em Cusco. Tem um sabor levemente amargo, mas suave.

- Cerveja Candelaria:


Segundo o funcionário do supermercado, essa cerveja é meio "gourmet" artesanal do país e uma das mais populares. Também aprovada pelo meu paladar.

- Inca Cola:


O famoso refrigerante dos "incas", feito desde em meados dos anos 40, é um refrigerante de soda que a Coca Cola comprou nos anos 90/2000 e atualmente, vende com sua logomarca nos rótulos.

__________________________________

Com isso, encerro a série de post da minha viagem ao Peru. É uma rota que vale muito a pena visitar, principalmente para conhecer sua região e chegar ao maravilhoso monumento de MachuPicchu, aproveitando também as oportunidades de conhecer outros diversos locais muito bacanas.

Um comentário:

  1. Iya, iya, iya... kekko desu. Valeu pelas fotos e cobertura, mas ainda fico em casa, haha.

    ResponderExcluir