1 de jul. de 2017

Game Nostalgia: Pit Fighter (MAME / Super Nintendo / Mega Drive)


Antes da febre de Street Fighter, Mortal Kombat e Fatal Fury como exemplos, existiu um game de luta feito pela Atari que consistia em arenas de ruas que você escolhia entre três tipos de lutadores, um "wrestling", um "Van Damme" e um "karateca" e partia para diversas lutas de rua para conseguir o máximo de dinheiro das apostas dos expectadores... Nos anos 80 e 90 era bem "hype" esse tipo de enredo.


Pit Fighter permitia que até três jogadores pudessem lutar nos ringues contra outros três oponentes ao mesmo tempo, aí ficava uma "muvuca" de seis lutadores no cenário, onde se podia pegar caixotes e armas como facas para incrementar mais suas lutas, até mesmo um "power up" que o lutador que pegasse, ficava "piscando" por alguns segundos e os golpes eram mais destrutivos. Cada fase avançado, prosseguia com recompensas em dinheiro e as lutas ficavam mais difíceis e o pior, sua barra de vida NÃO recuperava entre uma luta e outra. Você tinha que jogar o jogo inteiro com a barra que restava das lutas anteriores até morrer e usar "continues" para prosseguir, já que era impossível zerar o game sem usá-los. E falando em dificuldade, Pit Fighter em si não era assim difícil, o grande problema era a sua jogabilidade que era um lixo, aliando com a animação quadro a quadro, era sofrível. Só por isso, afirmo em dizer que o jogo não vale a pena ser jogado atualmente, você vai passar raiva caso não conhece o "não-saudoso" game de luta. Gráficos eram bons para a época, mas sua fluidez pecava bastante, vendo muito quadro a quadro nas movimentações dos personagens e oponentes. Som era aceitável e talvez seja o ponto menos pior do jogo.


Apesar de todos esses problemas, Pit Fighter, na sua época de lançamento foi um sucesso de jogadores e nos fliperamas, chegava a formar fila para ver quem era o próximo a jogar. Mas não tínhamos opções de games de luta, apenas "beat en´ ups" como Double Dragon. Porém, depois que foi lançado games de luta como Street Fighter, Fatal Fury e Mortal Kombat, o famigerado Pit Fighter foi aos poucos caindo ladeira abaixo e agora, praticamente está no limbo até para os retrogamers que curtem jogos de luta, como eu. Tentei "rejogar" Pit fighter versão arcade e não consegui ter mais paciência de continuar o jogo, mesmo com continues infinitos (pois era a versão do fliper) e parei na terceira fase.


Em suma, Pit Fighter foi um "old game" que envelheceu meio mal e agora só faz parte de coleção de "imagens" de retropie/recalbox do raspberry pi. Apenas para quem jogou o game na época e quer matar a saudade, vá em frente e "curta" Pit Fighter. Eu matei a saudade, mas não pretendo jogá-lo novamente, pelo menos por um curto espaço de tempo.




2 comentários:

  1. Saudade é ruim hein. Eu só joguei no mega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades de ter revisto o game, mas depois ficou ruim a nostalgia pela jogatina.

      Excluir