30 de out. de 2018

Animê: Koufuku Graffiti


Ambientado na culinária, Koufuku Graffiti é uma bela surpresa para um animê cotidiano, cujo tema é centrada na protagonista Ryou Machiko ao lado da sua prima Kirin Morino que vai conviver no mesmo apartamento da Ryou durante seus estudos numa escola de arte. Ryou, que vive sozinha, desde que sua avó faleceu e seus pais foram trabalhar fora do Japão, tem se dedicado a fazer pratos saborosos quase igual como sua avó fazia juntas. Kirin, que chega para fazer companhia à Ryou acaba apreciando os pratos da prima, começa a fazer um grande laço de união familiar com Ryou, decidindo depois a preparar também pratos como a Ryou.

Além do destaque de apreciação "em close" das apresentações das comidas, o que me deixou com fome todas vezes que eu assistia o animê, As personalidades de Ryou e Kirin são tão graciosas que merecem destaque. Ryou, com um corpo e voz do estilo Nozomi Tojo (corpo escultural com peitos avantajados e voz suave), Kirin já parece mais com estilo Nico Yazawa (corpo estilo tábua e voz mais digamos, infantil kawaii), apesar das duas protagonistas terem a mesma idade como as duas em Love Live. Ryou, mesmo sendo dócil e simpática, sofre com ausência de companhia morando sozinha em seu apartamento, e Kirin, sendo alegre e divertida, possui dificuldades em arranjar amizades nas escolas. Portanto as duas juntas se complementam fazendo companhia uma com a outra durante o animê inteiro. Uma terceira personagem aparece também para acompanhar as duas, que também estuda junto delas, cujo nome é Shiina, uma menina mais séria e jeito de adulta, mas que também tenta aprender dotes culinários através de sua empregada, que é uma "master-chef" renomada. Ryou e Kirin também tentam aprender algo com ela ao visitar a casa dos pais da Shiina.


Outro bom destaque é as aparições de Ryou e Kirin apreciando cada comida, não importando se é da Ryou, da Kirin ou de terceiros. Gostei que o animê faz um contexto que devemos aproveitar o momento da degustação, almoço e lanches, que afinal, um dos maiores prazeres do ser humano é apreciar suas refeições e valorizar o prato que comemos cotidianamente. Ryou fala que apreciar a comida dá um gosto a mais para valorizar o trabalho e carinho que a pessoa preparou-a. E também apreciar os pratos em companhia de pessoas queridas também dá um prazer a mais nesse momento; e ela tem toda a razão. Devemos valorizar mais a comida que a gente tem no cotidiano.


Koufuku Graffiti tem 12 episódios com uma estória tradicional cotidiana nipônica de colegiais e ambientação culinária que pode abrir o apetite do expectador. Recomendado.




3 comentários:

  1. *estômago roncando*
    Vontade de comer tudo nesse anime. TUDO.

    ResponderExcluir
  2. *estômago roncando*
    Vontade de comer tudo nesse anime. TUDO.

    ResponderExcluir