12 de ago. de 2019

Série: Chernobyl 2019


A maior tragédia ambiental (senão, a maior catástrofe) da história, novamente é contada pelo produção da HBO numa série de 5 capítulos de uma hora cada, desde momentos antes da tragédia anunciada até os dias de hoje. Ao escutar o nome "Chernobyl", já dá até calafrios, devido a enorme proporção que causou ao mundo inteiro e que ainda ocorre até os dias de hoje, selando séculos de isolamento total de uma área enorme, devido ainda à contaminação radioativa presente que vai se perpetuar pra quase uma "eternidade". Pra variar, nem vou contar essa história trágica, pois todo mundo está "careca" de saber desse acontecimento, apenas darei minha breve opinião sobre a série em si.

 Uma série impactante, onde a base está não em contar sua trajetória, mas sim, mostrar os trabalhos forçados, salvamento e principalmente, sofrimento das pessoas envolvidas na região e algumas autoridades da extinta União Soviética. A série enfoca vários personagens como o cientista Valey Legasov, o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina e a física especialista Ulana Khomyuk. Os diretores da série souberam aproveitar os momentos de angústia e sofrimento dos personagens colocando os "takes" dignos de obras cinematográficas, aliando com belas atuações dos atores envolvidos, cativando e comovendo o telespectador e vários momentos, como a tentativa de apagar o incêndio da usina, mesmo liberando uma enorme quantidade de radiação ionizante, tentativa de contenção da radiação envolvendo escavações e preenchimento de areia e boro, etc... Como qualquer série adulta envolvendo tragédias e dramas, não recomendo para quem sofre assistir dramas, mas para quem tem curiosidade mesmo assistindo sofrimento alheio, é uma ótima produção, digna de concorrer a prêmios do ano de 2019.


Apesar do tema "batido" falando de Chernobyl, essa série mostrou como as pessoas envolvidas realmente estavam batalhando em prol de salvar a vida de uma nação, sacrificando suas próprias vidas. É um fato que apesar de ter ocorrido na década de 80, assim como outros fatores catastróficos da humanidade ao longo de sua existência, jamais deverá ser esquecida, mostrando o quão grave foi a causa e a consequência desse ato trágico que envolve poder, vaidade e ganância, não só dos poderosos da ex-União Soviética, mas sim de toda a humanidade.






2 comentários:

  1. Dá curiosidade, mas eu provavelmente não ia me sentir legal

    ResponderExcluir