19 de mai. de 2020

Game Nostalgia: Sunset Riders (MAME)


Tá aí um game de fliperama do início dos anos 90 que eu conheci apenas vendo os "caras" do fliperama jogarem e eu não joguei uma vez sequer naquela época. Jogo do estilo "run en' gun" não era meu forte... e ainda não é, haha. Aliás, esse estilo de jogo é parecido com games de "shoot en' up" (jogos de "navinha"), que também não são meu forte. Mas devido à grande repercussão de "Sunset Riders", feito pela Konami, e que os retrogamers ainda o jogam massivamente, resolvi finalmente jogá-lo, com a vantagem de usar "fichas infinitas" disponíveis pelo emulador. Porque, esse tipo de jogo de fliperama é mais um daqueles "come fichas" quase impossível de zerá-lo sem perder muitas vidas.

Apesar de ser um estilo diferente dos tradicionais "beat en' up" que a Konami criava nos arcades, Sunset Riders trazia as mesmas capacidades de se jogar com até quatro jogadores ao mesmo tempo, aliás, quatro pistoleiros que são caçadores de recompensas para capturarem os bandidos mais procurados do Velho Oeste, que são os chefes de cada fase, mas não sem antes derrubar os muito capangas até chegar neles em cada fase. O que torna difícil neste jogo é que seu personagem sofre o temível "one hit kill", isto é, foi atingido ou atropelado uma vez, perdeu uma vida e cada ficha dava apenas 2 ou 3 vidas, dependendo da configuração da máquina.  Então é como imaginar que o jogo tem apenas uma vida de três barrinhas de "life" para uma ficha. E como jogo todo jogo de "run en' gun" ou "shoot en' up", tem vezes que você é encurralado nos tiros inimigos e inevitavelmente morre. Devo ter usado umas 20 fichas na primeira jogatina para zerá-lo, mas com treino e decoreba dos ataques inimigos, deve diminuir gradativamente a quantidade de fichas usadas.


Seus gráficos eram bons para a época, lembrando bastante estilo "cartoons" dos anos 90, com uma boa fluidez nos quadros, apesar da repetição de inimigos em todas as fases. O som é competente e sua trilha sonora característica dos fliperamas da Konami sempre tinham aqueles sons orquestrados que marcaram principalmente nos jogos das Tartarugas Ninjas e neste jogo não é diferente, o que era bom. Com controles simples (direcional, tiro e pulo) e boa jogabilidade, o jogo diverte sem complicar em suas jogatinas, e uma vantagem é que seus tiros são infinitos como nos jogos de naves tradicionais, e que, ao pegar insígnias de xerifes "dropados" pelos inimigos, você ganha um power up nos tiros e "turbo" (deixar pressionado o botão de tiro ao invés de ficar apertando repetidamente), mas se perder uma vida, perde os "power ups".


Não é a toa que Sunset Riders virou um grande clássico dos videogames, pois suas qualidades se destacavam e fez uma legião de fãs também pelos carismas dos pistoleiros. Depois do sucesso nos fliperamas, a Konami portou-o também para o SNES e Mega Drive, claro, com muitas limitações devido às capacidades reduzidas dos consoles caseiros da época. Jogatina rápida e fácil (usando continues infinitos) que ao zerar uma vez, o jogo reseta e recomeça da primeira fase com suas vidas restantes, mas com uma dificuldade maior. Recomendado para descontração.





Nenhum comentário:

Postar um comentário