10 de out. de 2020

Série: Cobra Kai (1a e 2a temporadas) (OBS: tem spoiler no post)


Atualmente, a Netflix está disponibilizando a série Cobra Kai, uma produção feita pelo YouTube. Para quem não conhece, Cobra Kai dá continuidade da trilogia "Karate Kid" (até o 3o filme), onde tínhamos os protagonistas Daniel-san, Sr. Miyagi, John Kresse e Johnny Lawrance, no final dos anos 80 e início dos anos 90. 

A série conta 30 anos depois da trilogia, onde temos Johnny tentando reerguer a famigerada escola de karatê Cobra Kai recrutando novos alunos ao seu dojo. Daniel, agora um homem de família bem de vida e empresário de uma concessionária de carros, percebe que seu arqui-rival Johnny reabriu o Cobra Kai, então resolve remontar o ambiente do Sr. Miyagi, já falecido, montando o "Miyagi-Do" para tentar acabar com a Cobra Kai e sua filosofia agressiva. Daniel possui dois filhos, a filha mais velha Samantha, com quem treinou com seu pai quando era pequena e outro filho tapado que só pensa em comer e jogar games (no filme, é descartável); enquanto que Johnny é separado e tem um filho rebelde chamado Robby que mora com a mãe, que é garota de programa, não estuda e vive com um grupinho de encrenqueiros. 


Apesar da distância afetiva que Johnny tem por seu filho, ele acaba conhecendo seu vizinho de condomínio, o jovem chamado Miguel, que mora com a mãe e são equatorianos que se mudaram para os Estados Unidos. Miguel era um jovem sem destreza alguma em artes marciais, mas que percebeu que Johnny luta bem karatê e queria ser seu discípulo no Cobra Kai, fazendo dele o primeiro aluno de Johnny, mostrando a arte marcial com a filosofia agressiva do Cobra Kai. Mesmo com a dureza nos treinos, Johnny considerava Miguel como se fosse seu filho e não queria perder novamente a chance de ter um bom laço afetivo.

Do outro lado, Robby acaba se metendo em confusões "a la Sessão da Tarde" e primeiramente queria vingar contra seu pai estando ao lado de Daniel, trabalhando na sua concessionária, porém Robby acaba sendo afetivo com Daniel treinando com ele o estilo da filosofia Miyagi-san, incluindo os manjados trabalhos de faxina e cera (círculo com a direita, círculo com a esquerda...). Pronto, a partir daqui já temos um bom roteiro para uma "novela-malhação".

Tudo que eu disser agora é a minha opinião! Até a primeira temporada, a série até que estava legal, apesar dos diretores terem colocado um asiático como um canalha que é encrenqueiro e vivia batendo nos colegas da escola, incluindo no Miguel e seus amigos, além de ter namorado a Samantha, e fingindo ser bonzinho na frente dos Larussos, mas sendo um valentão bossal por trás. Tanto que ele foi descartado logo no começo da primeira temporada. A primeira temporada focou nos treinos para o torneio de karatê da cidade, como foi no primeiro filme de Karate Kid, tendo a rivalidade do Cobra Kai esmagando com os outros e com o Robby, que era independente de escola de karatê, mas que depois representou o Miyagi-Do, pois Daniel acabou descobrindo que Robby é o filho de Johnny e o tinha expulsado do dojo, mas que acabou perdoando-o no meio do torneio. Com a vitória de Miguel em cima de Robby, que estava machucado, Cobra Kai se sai vencedor do torneio e no final da temporada, aparece o famigerado John Kresse na frente de Johnny querendo retornar ao Cobra Kai. Terminou a temporada de forma interessante.

Mas a segunda temporada foi muito "enrolativa", digna de novela da Malhação. A começar pela Samantha voltando a treinar com o pai junto com Robby, que já era óbvio que iria rolar um clima entre os dois, mesmo depois da Samantha ter se separado de Miguel na temporada anterior. É briga entre Robby e seu pai..., briga entre os antes amigos e agora rivais dos colegas de Samantha e Miguel..., até mesmo entre Johnny e Daniel, que em alguns momentos tentavam se reconciliar, mas graças às atitudes de seus filhos e colegas, eles acabam voltando a brigarem... Claro, Daniel acaba tendo complicações familiares, principalmente com sua esposa por causa do dojo..., além também dos problemas pessoais de Johnny com seu filho, com sua ex e envolvendo também intrigas com seu antigo sensei John Kresse, que resolve tomar de volta o Cobra Kai no final da segunda temporada, deixando Johnny arrasado e sozinho. Aliás, o último episódio da segunda temporada foi o ápice da irritação, com brigas dentro da escola... e nada da polícia aparecer na hora, deixando a pancadaria correr solta dentro da escola, para no final, Miguel ficar gravemente ferido e estar a beira da morte graças ao golpe covarde de Robby, que estavam todos de cabeça quente por causa de traições dignas de Malhação. E no final, Samantha está também hospitalizada resultando na briga entre Daniel e sua esposa, além também do desmanche entre Johnny e a mãe de Miguel. E detalhe: como é que ninguém foi preso nessa confusão? Fora os personagens secundários nada carismáticos, como aquele gordo patético ex-vendedor que vira aluno do Cobra Kai e segurança da escola, o moleque punk aluno do Cobra Kai e agora leal a John Kreese com aquelas atitudes deploráveis, além de presenças de algumas crianças na escola brigando entre os dois dojos, mas que foi separado por um policial... claro, policial na série só separa as crianças e vira covarde contra os jovens deixando-os se matarem.

A 3a temporada está prevista para começar no começo de 2021, com a presença da ex-namorada de Johnny e Daniel, aquela loira chamada Ali, além de que terá uma revelação "bombástica" sobre algum fato da vida do sr. Miyagi.  Mas cá entre nós, se eu soubesse que a segunda temporada acabaria dessa forma lamentável, eu teria esperado para sair a 3a temporada completa. Se tivesse ainda alinhado com a primeira temporada, Cobra Kai seria uma boa série principalmente para quem viu a primeira trilogia de Karatê Kid com o elenco original, porém a desastrosa segunda temporada pôs a perder muitas qualidades fincadas na primeira temporada, dando a minha recomendação de NÃO assistir a série pelo menos enquanto não sair toda a terceira temporada. Ou então assistir somente a primeira temporada e deixar pra ver a segunda temporada junto com a terceira temporada emendadas.




2 comentários:

  1. Não consegui entender esse roteiro enrolado, mas não faço questão. Não pretendo assistir mesmo. Só o primeiro episódio já me deixou desanimado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enrolado já começa com o filho do Johnny estar treinando com Daniel san, e a filha do Daniel namorar o melhor aluno do Johnny.

      Excluir