28 de set. de 2018

Game Nostalgia: Cyber Police ESWAT (MAME)


No final da década de 80, o filme Robocop estava sendo muito popular e produtos baseados no policial-ciborgue estava em alta. Até a Nintendo levou os jogos de Robocop para sua plataforma na época, o NES (ou Famicom no Japão). Como a Sega queria ter também algo do gênero e não pode levar Robocop para si, criou então a saga ESWAT, que é um policial vestido de armaduras robotizadas no estilo Robocop que vai atirando nos bandidos com seus armamentos nas ruas dos EUA. A primeira versão da saga é esta de fliperama que, mais tarde, iriam sair versões para Master System e para Mega Drive, sendo este com uma temática diferente da do fliperama.

O jogo é 1989, então, devemos nos basear na tecnologia daquela época, sendo um jogo estilo plataforma e shoot en´up em que o jogador controle um policial comum nas duas primeiras fases e ele só tem a pistola para matar os bandidos que vão aparecendo na tela. E detalhe, os tiros são limitados e quando acaba a munição, o policial precisa usar a mãos e os pés para matar os inimigos, mas que você consegue munição no progresso das fases e também quando perde uma vida. São três botões, tiro, pulo e tiro especial, este apenas com a armadura ESWAT que você utiliza a partir da terceira fase. Apesar de estar com armadura, essa mais se parece com armadura de brinquedo, pois tomando alguns poucos tiros, além de perder life, vai perdendo parte da armadura até o policial ficar praticamente sem ela e com um "tequinho" de life; grande armadura essa heim... E detalhe, seu life não se recupera no jogo, fazendo com que o jogador fosse forçado a gastar fichas ou moedas para ir avançando no jogo; típico jogos "caça-fichas" de fliperama.


Cada fase possui um subchefe e um chefe no final, devendo observar os pontos fracos deles. A dificuldade é progressiva, ou seja, primeiras fases mais tranquilas e vai aumentando a dificuldade ao avançar pelo jogo. E para variar, as últimas fases, como são tipo a fortaleza do chefão final, há armamentos que dão tiros lasers e afins que vai complicando a jornada do ESWAT. Nem preciso dizerque só com muitos continues que zerei o jogo , sendo assim, praticamente impossível fechá-lo com pouquíssimos continues. Há opção para dois jogadores ao mesmo tempo, onde cada um sua o mesmo ESWAT só que com cores diferentes; talvez assim fica menos complicado jogá-lo com poucos continues, mas o número de fichas duplica a cada jogada, sendo assim até mais lucrativo para os donos de fliperamas na época, dependendo do caso. Sua jogabilidade é boa e simples, respondendo bem aso comandos. Gráficos legais para a época, com a qualidade de sempre da Sega. Só o som que é meia boca, mas daria desconto pela época do jogo.


ESWAT para arcade foi competente em concorrer com Rocobop nas casas de fliperamas e mereceu boas jogatinas. Depois, saiu uma versão para Mega Drive, este, na opinião, melhor que a do fliperama, mas não vem ao caso agora. Vale a curiosidade de experimentar.






2 comentários:

  1. Só conheço a do mega e quase nunca consegui pegar armadura. Acho que eu não era bom jogador na infância

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão do Mega era difícil e até mais que esta versão.

      Excluir