25 de jul. de 2021

Game Nostalgia: Devil Crash (Mega Drive)

Se tem um game de pinball para o Mega Drive que eu curti bastante na época foi o "Devil Crash" (ou Dragon's Fury para os americanos). Mas esse não é um jogo de pinball qualquer e sim, com mesas diferentes, onde cada entrada qualificada em pontos específicos da mesa centra, você entra para enfrentar diversos bosses para enfim completando requisitos e aumentando mais seus pontos, num cenário sombrio cheio de demônios e criatura que você, a bolinha com as alavancas, precisa ir eliminando.

Apesar de você não vir a mesa principal por inteira, o deslocamento da tela de acordo com a posição da sua bolinha não atrapalha e ainda tem uma ampla visão contínua para se ter uma ideia da mesa inteira. Aqui, o objetivo não é simplesmente bater a bolinha nas criaturas e nas entradas para ganhar pontos e sim, fazer diversas requisições para liberar entrada para os "special stages", onde essas fases especiais sim é que você precisa enfrentar os chefes da mesma forma da mesa principal: com a bolinha e as alavancas, evitando ao máximo de não perder a bolinha no espaço entre as alavancas. Caso sua bolinha caia nesse espaço, ganha uns poucos pontos, mas não completa de fase e volta para a mesa principal, pois precisa vencer o chefe antes. E só numa próxima oportunidade é que você terá nova chance. E cada special stage possui peculiaridades específicas para derrotar cada chefe, uns mais fáceis, outros mais difíceis com etapas.

Os gráficos e o áudio são um show a parte, com a devida tecnologia de 16 bits da época, e o jogo não sofre lentidão, o que é essencial principalmente para um game de pinball (afinal, bolinha se mexer mais devagar, ficaria irritante e quebraria a essência das jogatinas mais rápidas). O destaque, para mim vai na trilha sonora, com sintetização de guitarras elétricas, timbres de tons combinando com a temática, num ritmo de rock mais rítmico (na mesa central). A jogabilidade é ótima também, simulando muito bem um pinball de verdade. Apenas o desafio é que não é dos mais fáceis, pois vencer todos os special stages em uma única jogada é para poucos (se não usar saves states, lógico), além de que o jogo é muito longo e pode cansar se você for bom o bastante para durar com as bolinhas. Para chegar ao último chefão de forma raiz (sem apelar para "password"), somente se zerar o score da tela (999.999.000, algo assim) e para alcançar isso, ou apela para password direto (cheat code), ou complete várias vezes todas as 6 special stages, o que é super árduo para fazer isso, mesmo com save state. Mas para a maioria, o que vale é a competição como um bom pinball das antigas, que é chegar com a maior pontuação possível entre amigos.

Há outros games de pinball para o Mega Drive que eu não cheguei a jogar, espero um dia poder experimentá-los, mas com certeza, Devil Crash, para muitos, é o melhor pinball para o videogame de 16 bits da Sega. Se curte um pinball, vale uma experimentada, mesmo não sendo o melhor em termos gráficos atualmente.



2 comentários:

  1. Eu gostava desse. Um dia peguei na locadora por falta de opção e fiquei surpreso. Pra um jogo de pinball joguei bastante.
    Um campeonato de pontuação é uma ideia interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha esse cartucho versão pirata. Queria ver como era um pinball para Mega Drive e tbm fiquei surpreso. Não cheguei a jogar como competição com os outros, mas me diverti mesmo jogando sozinho.

      Excluir