4 de out. de 2021

Game: Hollow Knight (Todas Plataformas)

Se tem um gênero que o pessoal abraçou foi o estilo "Metroidvania", onde o jogador deve explorar mapas em ambiente de plataforma 2D, indo e vindo nas fases para aumentar suas habilidades e sua força para progredir nas fases que antes você não tinha acesso, enfrentar chefes até conseguir completar o jogo com a maior porcentagem de exploração do mapa inteiro. E isso começou com Metroid no NES e passando com mais popularidade com o Castlevania Symphony of the Night.

Hollow Knight segue um esquema parecido com o estilo, com seu personagem principal, um tipo de guerreiro monstrinho chifrudo, procurando sua aldeia que foi amaldiçoada por seres misteriosos e precisa resgatar um povo que lembra umas "lesminhas" para que seu cacique possa reunir forças com seu povo a tentar emanar energia para libertar as aldeias. Dá para notar que o estilo gráfico é bastante cartunesco, com tom sombrio e escuro, mas com traços do estilo nendoroid (caricaturas com cabeça grande e corpo pequeno). A animação do jogo é boa, com bons quadros por segundo e por ser um ambiente sombrio e "dark", os personagens parecem estar vindo de filmes animados preto e branco, ou seja, não há variação de cores no cenário ao mesmo tempo, daí essa proposta "dark" no jogo.

O áudio do jogo também leva essa tema sombrio, com sons que parecem estar em cavernas frias e medonhas, com uma trilha sonora quase não se escutando de fundo. Gotas caindo, sons de "nevoeiros", e afins dão um toque a esse tema. Quando o protagonista toma um golpe, sai um barulho alto como se estivesse batendo um martelo numa superfície mole. Confesso que não sou muito chegado nesse tipo de ambiente para um game de Metroidvania, mas tá valendo. 

A jogabilidade é muito boa e intuitiva, como um jogo de metroidvania deve ser. Botões de pulo, ataque e magias estão presentes aqui também, com movimentos básicos apenas no início para depois ir conseguindo novos itens, equipamentos e habilidades para incrementar seu personagem e também ir avançando em fases anes inacessíveis. Talvez o desafio seja o principal fator do jogo, seu personagem tem uma barra de life muito curta, aliás, não se mede como barra e sim, como pontinhos. Cada hit básico perde-se um ponto, mas tem alguns hits mais fortes que seu personagem pode perder dois pontos de uma vez, num total de menos de 4 pontinhos no início. Em suma, perdeu todos seu poucos pontos de life, o personagem volta para o último save com seu dinheiro zerado, tendo que coletar tudo de novo (tem um esquema de evitar perder seu dinheiro, fazendo com que você acesse de volta ao menu principal do jogo antes que seu personagem morra, mas acabei descobrindo isso muito tempo depois, haha). E nesse jogo, é muito fácil tomar golpe, especialmente nos chefes; precisando treinar e aprender os esquemas para ir avançando sem tomar quase golpe. É claro que nosso personagem possui fator de cura, que consome mana cada vez que se recupera, mas nesse tempo de recuperar seu life, seu personagem fica parado e vulnerável sendo praticamente impossível realizá-lo durante as batalhas contra os chefes. Além da dificuldade contra os chefes, o mapa do jogo é gigantesco e zerar o game fazendo mais de 100% do mapa é coisa para poucos. 

O jogo torna-se meio repetitivo com cenários tudo meio parecido entre as alas, talvez isso tornou o jogo enjoativo para mim, aliando a uma falta de músicas mais chamativas, resumindo a músicas meio "dark" quase sem melodia e sons de caverna, além de que o jogo é um dos mais longos que já joguei, superando quase todos os Castlevanias em termos de dimensão do mapa. E tem acessos que não adianta pegar as habilidades adicionais ao personagem, o jogador precisa ser habilidoso para passar de cenários espinhosos e cheios de armadilhas, pois do contrário já sabe, fica travado por não ter habilidade e destreza suficiente para pular nos timings certos, onde cada vez que você cai nos espinhos, além de perder ponto de life, seu personagem volta ao início do cenário, tendo que repetir tudo de novo (isso foi irritante por parte da produtora) . Por que não fez com que continuasse exatamente no ponto onde parou??

Apesar dos revés citados, o jogo foi bastante elogiado pela comunidade gamer e, até a data desta publicação, o jogo terá continuações. Acho que se não fosse a dificuldade injusta citada acima imposta pela empresa, talvez esse jogo seria mais divertido de se jogar, apesar do tema dark apresentado no jogo. Como o jogo é mais um "indie", está bem em conta de se comprar, mas volte e meia pode ter alguma promoção de uns 90% ou até mesmo grátis por tempo limitado. Então, quando sair essas oportunidades, pegue-o para verificar você mesmo o motivo do pessoal ter elogiado bastante esse jogo.


2 comentários:

  1. Esse achei o visual repetitivo e pouco cativante, assim como a música.

    ResponderExcluir