2 de out. de 2021

Filme: Karatê Kid

Atualmente, de vez em quando, pretendo assistir ou reassistir filmes clássicos. E essa primeira leva eu revejo o clássico Karatê Kid - A Hora da Verdade. Nem preciso explicar aqui uma breve história do filme, afinal, quase todo mundo aqui já deve ter visto já naquela época dos anos 80 e nas intermináveis reprises na Sessão da Tarde.

Qual motivo de eu ter revisitado esse filme? Primeiro é que queria rever o elenco desse primeiro filme depois de ter assistido o seriado recente Cobra Kai já com os atores remanescentes mais velhos, e segundo: rever a trajetória do jovem Daniel-san na aprendizagem das lições do caratê junto do seu fiel professor, o eterno sr. Miyagi. E rever um filme feito nos anos 80 dá uma grande sensação de nostalgia, ao lado dos games, como os carros e as silhuetas das pessoas da época, além de ser um filme com ótimo roteiro e exploração das personalidades do Daniel, do sr. Miyagi e dos personagens aos seus redores, como sua mãe, a namorada do Daniel (Ali) e Johnny.

O ensinamento do sr. Miyagi, atualmente, pode ser considerado utópico e previsível, como fazer o Daniel lavar os carros, limpar o chão e pintar as cercas (os famosos "círculo para direita, círculo para esquerda"), mas sem pensar no anacronismo, para a época serviu muito bem seu propósito, mas alguns ensinamentos do sr. Miyagi com os bonsais ainda são bastante relevantes até hoje. Aliás, o principal propósito do filme não são as lutas propriamente em si, tanto que não foram investidas em lutas de qualidade como nos filmes do Van Damme (tanto que as lutas do torneio são meio quebradas e utópicas, vide o golpe da garça), mas sim o forjar da própria alma do Daniel, tanto que no começo do filme, Daniel era um menino ignorante, fraco, desconfiado de suas próprias habilidades e vindo de uma região mais pacata dos EUA para a Califórnia. Porém, Daniel tinha uma excepcional força de vontade e durante o filme, vai vencendo aos poucos os desafios impostos nele mesmo em cenas de luta e de treinamento.

A trilha sonora é do mesmo time da trilha do filme Rocky, aliás, é o mesmo diretor também, daí a nuance do filme Karate Kid soar parecida com a do Rocky, mas com essências diferentes e isso tornou Karatê Kid único. O sucesso de Karatê Kid na época foi tanta que foi realizada duas sequências para a saga, tornando-se uma trilogia. Entretanto, os dois filmes seguintes não foram considerados tão canônicos como o original. 

Eu considero Karatê Kid um clássico do cinema ao lado de vários do gênero, como De Volta para o Futuro e Rocky. Difícil achar alguém que não viu o filme, mas é recomendadíssimo mesmo para quem já o assistiu como eu.


4 comentários: