18 de dez. de 2021

Game Nostalgia: 1941 Counter Attack (MAME)


Um clássico "shoot en' up" da Capcom dos anos 80 em visão vertical, onde você controla um avião que deve destruir todas as naves e artilharias pesadas dos inimigos que passam na tela, em posição retrato, baseado na ambientação das 2a Guerra Mundial, mas que suas armas são bem além daquela época, haha. 

Conforme vai destruindo as naves, elas "dropam" itens para aumentar o poder de fogo de seu avião, como também pode "dropar" itens que restauram sua barra de energia. Aqui você só tem uma vida e uma barra de energia que você pode ser atingido somente poucas vezes antes de ser abatido. Perdeu a vida, tela de continue. E assim como em muitas outras máquinas de fliperamas da época, gastava-se muita ficha para tentar chegar o mais longe possível. Aqui nesta última jogatina minha, sem treinar, precisei de uns 14 continues para zerá-lo. Mas pelo menos, você continuava de onde morreu e não mais atrás onde teria "checkpoints". Os controles são bastante simples, com um botão de tiro e outro de especial, que varria a maioria dos inimigos fracos da tela, mas que custava um pedaço da sua barra de energia. 


Graficamente era muito bonito para aquela época e seu áudio também mostrava competência para seu tempo. Só era chato ficar ouvindo o barulho de sirene quando sua barra de energia estava prestes a zerar, mas tirando isso, nada que atrapalhasse de resto. Naquela época, zerar com pouquíssimas fichas não era para qualquer um, pois os tiros dos inimigos eram muitos na tela, além de que eles te surpreendiam passando por trás da sua nave, fazendo com que você pudesse esbarrar neles, perdendo barra de life. Sim, encostar neles é fatal como seus tiros como todo "shoot en' up" que se preze. Graças à evolução tecnológica nos games, podemos jogá-lo sem se estressar, usando quantos continues que for possível, e até poder retroceder sua jogada em alguns segundos, dependendo do emulador que está utilizando. Se por um lado facilitou zerar o game, por outro lado deixou o fator desafio para o escanteio, fazendo com que a gente possa criar nossas próprias regras, como tentar zerar com menos continues possíveis e proibir de usar o recurso de "retrocesso instantâneo". Mas para os jogadores casuais, ficou uma mão na roda.


Depois, a Capcom iria lançar as outras versões do jogo, dentro da série "19XX". Jogo simples, mas que cumpriu bem seu papel como um dos precursores do estilo shoot en' up para os fliperamas.



2 comentários:

  1. O meu preferido do gênero é o Varth Operation Thunderstorm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu joguei Astro Warrior na época, mas eu num era bom de navinha, então eu não jogava muito.

      Excluir