23 de dez. de 2021

Game Nostalgia: Avengers (MAME)


Nos anos 80, mais precisamente em 1987, a Capcom já estava com alguns bons games de arcade, mas ainda estava aprimorando seus jogos do estilo "beat en' up", então, eis que surgia o jogo "Avengers" (não, não é dos Vingadores da Marvel). Um game simples de luta com uma visão vista por cima, numa tela em formato vertical (retrato), como nos jogos de "navinha" ao estilo "1941".


História clichê dos anos 80/90, onde um ou dois players precisam salvar 6 donzelas em perigo, que estão nas mãos de uma gangue que aterrorizava uma região. Cada fase tem uma garota a ser salva, então, o jogo tem 6 fases, podendo dois jogadores jogarem ao mesmo tempo e o objetivo é bater nos capangas, itens de cenários (para ganhar pontos e recuperar um pouco sua barra de energia) e enfrentar um chefe de cada fase, mas com um tempo limitadíssimo; caso zere o tempo, perde uma vida. Então, o lance do jogo é cruzar a fase o mais rápido possível e batendo nos caras quando ficar encurralado com muitos inimigos ao mesmo tempo.

Tecnicamente, o jogo não empolga nos gráficos, nem no áudio, mesmo sendo um game dos anos 80, porém os maiores pontos negativos são sem dúvida, a jogabilidade e a dificuldade injusta, ao ponto de ser impossível zerá-lo sem usar alguns continues, justamente por causa da jogabilidade. O jogador pode atacar usando botão de soco e outro de chute, mas os golpes são tão pouco eficientes que você parece que golpeia o ar ao invés do capanga. É um parto ter que ficar se desviando toda hora dos "encontrões" dos inimigos e poder golpeá-los, e em quase toda hora, você é golpeado com estrangulamentos, socos/chutes, facas e tiros, perdendo muita energia. Nas batalhas dos chefes, especialmente nos últimos, é pior. Você precisa chegar perto deles, mas alguns tem algum capanga/bicho que ataca você e os chefes, além de tirar um monte de energia sua, ainda se esquivam/defendem toda hora, fora o tempo correndo rápido. Se você perder todas suas vidas, ao usar continue, volta em algum outro ponto anterior e terá que refazer o trecho novamente.

Zerei com uns 12 continues, pode parecer pouco, mas em alguns chefes, tive que aprender algumas artimanhas deles e também alguns "bugs" para aproveitar e tentar golpeá-los, mas não sem também tomar golpes. Se usar 6 vidas cada jogada, consegue zerar o jogo, mas pode ser árduo zerá-lo com menos vidas cada jogada, pois você volta algum trecho antes do ponto onde você perdeu a última vida. 

Não conheci o jogo na época, mas agora sei o motivo: o jogo não era grande coisa e até chegar no famoso Double Dragon, esse gênero de "briga de rua" ainda estava engatinhando. Se gosta de "briga de rua", então não recomendo este jogo.


2 comentários:

  1. Também nunca ouvi falar nesse jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ver que o jogo era ruim mesmo. só conheci porque está numa coletânea de clássicos da Capcom.

      Excluir