21 de ago. de 2022

Filme: Sonic The Hedgehog

Só agora resolvi assistir ao primeiro filme do ouriço mais rápido dos videogames, para depois assistir o "hypado" segundo filme do Sonic, que saiu em 2022. Este primeiro saiu em 2020, e devido a falta de bons filmes nesse ano por motivos óbvios que todo mundo já sabe, até "cogitaram" em colocar o primeiro filme do Sonic como indicado ao Oscar daquele ano, hahaha. Mas piadas a parte, vamos direto à minha opinião do filme, sem enrolações de enredo e comparações minuciosas entre o filme e o original da saga em videogames. 

Para quem não conhece o famoso ouriço azul mascote da Sega, o filme é uma boa porta de entrada para conhecê-lo, antes de conhecer os jogos de Sonic, seja desde o Mega Drive (como Sonic 1, 2 e 3) até nos videogames atuais, com ambientação 3D da tecnologia recente (como Sonic Adventure, Sonic Generations, Sonic Frontiers). Mas a estória do filme é completamente diferente da dos games, justamente para ambientar o mundo de Sonic com o nosso planeta e com os seres humanos, afinal, Sonic é extra-terrestre e não nasceu na Terra, mas neste filme, ele teve que fugir de seu planeta quando criança para viver até os dias atuais na Terra, escondido dos seres humanos, mas fazendo aparições para ajudar na paz do cotidiano de uma cidade chamada "Green Hill"... sim, criaram uma cidade fictícia dentro dos EUA com esse nome, como se fosse a terra natal verdadeira de Sonic nos videogames, a primeira fase de Sonic 1 do Mega Drive. Aqui, Sonic não só é veloz, mas também tem poderes equiparáveis ao "Flash" podendo se movimentar tão rápido que ele pode manipular as ações das pessoas como se elas fossem estátuas, igual ao super-herói da DC. Não sei não se nos games ele tinha desses super poderes. Até mísseis em movimento ele pode manipular.


O enredo do filme é mais voltado à crianças mesmo, não tem originalidade, piadinhas bobas e totalmente previsível, com um elenco de atuação dispensável, com exceção de Jim Carey no papel do Dr. Robotnik, que cá entre nós, apesar da ótima atuação sarcástica do ator, combinando o jeito maluco do personagem vilão da história e dos games, chamar Jim Carey de "Eggman" ficou esquisito, já que o ator é magro. Talvez fizeram por que os drones do Robotnik são ovais para justificar Sonic chamá-lo de "Eggman", mas quem conhece Robotnik nos games, sabe que ele é quem tem um formato de ovo e não seus drones. 


Em suma, apesar dos efeitos especiais serem nota 10 (que deve ser óbvio em quaisquer filmes de ação e aventura hoje em dia) e o Sonic estar quase fiel ao game tanto no design quanto na sua personalidade, o filme é bem bobo e quem já conhece Sonic, deve encará-lo como um filme "spin off" nada a ver com os games originais da Sega. Mesmo o filme ter sido bom com a crítica e com o público em geral, eu achei Sonic, o filme muito fraco. Possivelmente o segundo filme será melhor, mas será que vou elogiar tanto quanto o pessoal elogiou ainda mais o segundo filme? Veremos.


2 comentários:

  1. Esse passu too

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não perdeu nada. Quem é fã de Sonic deve ter gostado, mas não é o nosso caso.

      Excluir