19 de mai. de 2023

Game Nostalgia: Teenage Mutant Ninja Turtles - Tournament Fighters (SNES)


Já fazem quase uns 30 anos desde que joguei essa versão da franquia Tartarugas Ninjas em estilo "luta versus" e até hoje lembro que tudo que era referência de jogos de luta, as revistas sempre comparavam com Street Fighter II. Se um lutador desse jogo novo tinha um golpe parecido com os do clássico da Capcom, lá vai a revista dizer: "igual ao Dragon Punch do Ken", "como no pilão do Zangief" e "a única mulher do jogo, igual a Chun-li" (apesar depois surgir a Cammy em SSFII). E com este clássico de luta das Tartarugas Ninjas não foi diferente.

Aqui temos as quatro tartarugas ninjas, mais alguns outros personagens, como o Destruidor, disputando um belo prêmio em dinheiro em um torneio patrocinado pelo "Canal 6", onde a repórter April trabalha, que aliás, é ela quem anuncia os participantes e também entrevista o vencedor de cada luta. Mas ao contrário dos jogos de briga de rua das tartarugas ninjas, neste, o chefão final não é o Destruidor e sim uma personagem chamada "Karai" e o sub-chefe é o "Rei Rato", que só são liberados mediante códigos e somente na opção "versus".


E realmente, neste game também não tem como não comparar com Street Fighter II; claramente a Konami se inspirou no clássico de luta para impor o estilo de jogo. Michelangelo tem um "shoryuken com nunchaku", Raphael tem um "psycho crusher", Leonardo tem uma "giratória com espadas", Donatello tem um "soco múltiplo com bastão" e assim vai. E os comandos para execução são iguais aos de SFII. E cada lutador possui um super especial que se encher, pode executar apertando soco forte + chute forte, que pode ser devastador devorador de barra de vida do adversário. Essa barra de super, que fica abaixo da barra de vida, enche aos poucos cada vez que o lutador executa qualquer golpe no adversário, mesmo este defendendo. E se sua barra de vida estiver quase vazia, essa barra de super enche mais rápido a cada golpe dado, sendo então, um tipo de golpe de desespero do lutador que pode acabar virando a partida ao seu favor.


Para um game de 16 bits, TMNT TF ficou bastante satisfatório, com gráficos e áudio bons, apesar de não conseguir reproduzir duas falas juntas ao mesmo tempo (tipo Leonardo gritar "haikinsan" e Rafael gritar "kekori" ao mesmo tempo); o grito um pouco mais adiantado é cancelado pelo grito mais recente. A precisão dos comandos não é perfeita, mas é satisfatória e tem a opção de aumentar a velocidade do jogo no menu "options", além de ajustar dificuldade e mapeamento dos botões. Ao colocar na dificuldade máxima, o cpu praticamente adivinha todos os seus golpes, fazendo de um belo contra-ataque quase sem defesa, por isso, o jogo é bastante técnico, dependendo do adversário que você enfrenta. E é somente na dificuldade mais alta é que o jogador vê o final completo.


Como jogo de luta, TMNT é bom, mas não é excelente por alguns problemas técnicos de jogabilidade, certos personagens nada carismáticos (como os mutantes War, Armageddon e Wingnut ao invés de incluir Bebop e Rocksteady), com alguns comandos não saindo de vez em quando, fps baixo em determinados momentos e canal de áudio limitado, mas é um game divertido que pode render algumas horas de jogatina, mesmo no modo single player. 









2 comentários:

  1. Por isso curto jogos de luta só com waifus porque dá vontade de ver o final de todas.

    ResponderExcluir