6 de ago de 2009

World Cosplay Summit 2009

Todo ano, o Campeonato Mundial de Cosplay é realizado em Nagoya, Japão, onde é reunido os melhores cosplayers de vários países, e sempre os cosplayers brasileiros estão presentes cada ano. Aliás, vários países, como a França, têm se destacado nas apresentações, devido a influência da cultura Pop Japonesa (J-pop, animês, mangás, games, etc...). Enfim, é uma febre OTAKU pelo mundo inteiro, porém, nota-se claramente que os japoneses ainda são presença esmagadora nesse tipo de evento, quando é no Japão.

Presenciei o evento de 2007, em que uma dupla francesa venceu o campeonato de performances. O local é sempre na galeria-shopping "Oasis 21" (fotos 1 e 2), no centro de Nagoya. Como morava pertinho de Nagoya, era presença obrigatória. No dia anterior, vários cosplayers desfilam nas galerias comerciais e no Templo Budista -Osu Kannon de Nagoya(foto 3). E como tem "paparazzos", hehe.


Fotos 1, 2 e 3 respectivamente - clique nas fotos para ampliar


Mas não pensem que isso é só curtição. Os participantes levam muito a sério tal evento. Treinam arduamente suas performances com várias sincronizações de efeitos sonoros, além da confecção dos detalhes das vestimentas.


Enfim, quando vi a reportagem do Jornal Hoje abaixo, me deu uma tremenda nostalgia do evento. Que saudades das galerias de Kamimaezu, uma espécie de Akihabara de Nagoya. Se eu tivesse tempo e grana, acho que encararia uma participaçãozinha amadora, hehe... quem poderia encarnar? Sugestões... XD

6 comentários:

  1. Parece ser muuuiiitooo legal!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perdi o evento! Hoje o IPC/TV mostrou uma matéria legal sobre o assunto. Muito legal as fotos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro das fotos que você tirou.
    Qual seria o seu cosplay? PoT não vale xD~

    ResponderExcluir
  4. Queria ter ido ao evento de 2008, quando os brasileiros ganharam o concurso do respectivo ano. Não pude ir devido a trabalho. Mas pelo menos pude ver uma vez...

    Não poderia ir de TEZUKA BUTCHO?? Tezuka Zone!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai que inveja! Não tenho mais o menor interesse de ir pros AnimeFriends da vida, mas um evento no Japão eu morro de vontade de ir! Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  6. Bom, nunca fui a um AF, mas pode ter certeza que num evento no próprio país de origem, é ROX!!

    ResponderExcluir