
Internet: Essa é, provavelmente, a principal ferramenta que proporcionou uma mudança da sociedade, senão, uma revolução do modo de viver da humanidade atual. Talvez pudéssemos dividir a escala da humanidade em duas partes: Pré-Internet e Pós-Internet.
Claro, que não só a Internet, mas muitos outros fatores fazem com que haja mudança no mundo o tempo todo e, desde sempre, a mudança é cada vez mais rápida. Informações sobre tudo a apenas alguns cliques no computador, dispensando enciclopédias volumosas e relacionamento direto com quaisquer pessoas de qualquer parte do mundo já estão a alcance de qualquer pessoa.
Qualquer criança atual já nasce com o computador embutido. E o tempo de acesso a tais tecnologias pela garotada cresce a cada momento, pois elas as utilizam como parte essencial de suas redes de relacionamento, pesquisas escolares, diversão e assim vai. E a garotada, hoje em dia, já não é mais tão ingênua como era antigamente. E muitas vezes, os filhos ensinam os pais sobre muitos assuntos, pois esses estão mais antenados a diversos assuntos do que estes (claro, assuntos que interessam a garotada) graças a Internet.

Se por um lado a Internet revolucionou o processo da informação, por outro lado, as crianças e os jovens de hoje precisam lidar com a capacidade de absorção e administração das informações, que bombardeiam pela Internet. Se, antigamente, tínhamos que recorrer a livros e apostilas somente (e isso tomava um bom tempo nosso) para obter as informações que precisamos, hoje em dia, com alguns minutos, conseguimo-las e ainda muitas vezes de forma bem enxuta. O restante do tempo é utilizado para obter informações muitas vezes corriqueiras, fragilizando a capacidade das crianças de filtrarem informações úteis das inúteis.
Há também o lado da síndrome do Ctrl C, Ctrl V. Trabalhos escolares retirados diretamente da Internet, e muitas vezes, sem a devida correção ortográfica, concisa e coerente levam os estudantes a banalizarem os trabalhos sem ao menos compreender o que colocam em seus trabalhos escolares. Ah, mas a tecnologia também proporcionou o lado bom para os professores. Já existem softwares que conseguem identificar com até uma certa precisão, trabalhos que foram simplesmente copiados, de outros que realmente são de autoria de alunos. Mas o lado prático do Ctrl C, Ctrl V está no manuseio do computador. Por exemplo: é mais fácil usar esse artifício que ficar clicando nos botões de copiar e colar dos browsers e explorers. Eu, por exemplo, sou usuário assíduo do Ctrl C, Ctrl X, Ctrl P, Ctrl T, etc...
Talvez haja pessoas que irão achar que crianças na Internet 24 horas por dia, um absurdo, mas com a alta tecnologia cada vez mais desenvolvida em aparelhos cada vez mais diminutos (é a Nano-Tecnologia a fundo), talvez o futuro das crianças, e dos adultos é estar mesmo on-line 24 horas por dia, e celular como I-Phone, talvez seja coisa do passado... E o futuro vem das crianças, com suas múltiplas formas de como elas estão construindo, ou irão construir suas relações. É a “geração corta e cola”.
Com referência da revista Super Interessante.