4 de fev. de 2013
Uma Breve Reflexão
Não gosto muito de falar sobre assuntos tristes, mas o recente caso da cidade de Santa Maria e suas consequências ainda estão dando o que falar no Brasil e no mundo... e não temos como simplesmente ignorá-los.
Estive vendo alguns artigos, posts e muitos comentários relacionando o triste acontecimento. E inicialmente, a gente fica assustado, em seguida, indignado e tentando procurar respostas e, mais tarde, tentar analisar as devidas responsabilidades; e a natureza do ser humano, em geral, tende a buscar justiça.
O que eu realmente não concordo é com algumas ideias de que o "acaso" ou o "destino" reservou a esses jovens que foram vítimas na tragédia. Acreditar que a divindade quis que esses jovens desencarnassem cedo, é, no mínimo, tentar se reconfortar de alguma maneira, tirando o livre-arbítrio desses jovens, afinal o "destino" quis assim. Entretanto, cabe a nós mesmos determinarmos o que iremos realizar hoje, amanhã, ou daqui a 10 anos. E não é por acaso que estamos neste planeta; vivemos sempre neste mundo cheio de provas e expiações. Se, no nosso cotidiano, viajamos muito de carro ou de avião, claro que teremos algum risco maior de sofrer acidentes do que o viajante esporádico. Quaisquer atividades, seja no trabalho ou no lazer, que exercemos, estamos sujeitos a alterações e mudanças, mesmo contra nossa vontade.
Agora não podemos ter tal mentalidade a fim de virar um conformismo. Claro, os responsáveis pelo estabelecimento, a falta de fiscalização constante por parte das autoridades, aliado ao afrouxamento nas execuções das leis desencadearam todo o processo. Porém, frequentar um local com pouca segurança num ambiente cheio de pessoas "espremidas", tendo ciência disso, a própria vítima também é responsável. O convívio social saudável começa com o convívio familiar. A instrução sobre quaisquer atos nossos, sempre vão se refletir no futuro. Lógico, acidentes sempre irão acontecer, mesmo no mais nosso cuidadoso planejamento, mas o que podemos fazer é diminuir ao máximo tais acidentes, melhorando a infraestrutura das construções e/ou máquinas, aliando a instruções e treinamentos adequados com frequência às pessoas em geral. No Japão, por exemplo, um lugar constante de terremotos, já se incluem nas escolas e empresas, medidas de segurança e treinamento frequente. Os efeitos da natureza são inevitáveis, mas a gente pode minimizar o impacto se fizer adequadamente o procedimento adquirido nos treinamentos.
Enfim, somos todos responsáveis pelos acontecimentos neste planeta, mesmo estando longe dos devidos acontecimentos. Que tais fatos marcantes sirvam realmente de lição para o ser humano, para que evite ao máximo a repetição dos mesmos. E que todos nós estejamos sempre preparados para momentos inesperados a qualquer momento, afinal, não é sempre o que planejamos que vai se concretizar, certo? Como diz aquele famoso ditado de escotismo: estejamos sempre em alerta... e precavidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Até onde ouvi o povo tá se mobilizando pra melhorar a situação. A mídia dá um jeito de fazer escândalo e os responsáveis acabam tendo que mostrar algum serviço.
ResponderExcluirÉ um país que ainda está se desenvolvendo, né. Até consertar as coisas vai mais algumas gerações.
No caso do nosso país, temos que ainda progredir e muito, mas eu acredito que muita coisa melhorou um pouco pelo menos. Uma parcela da população está cansada de tanta incompetência e corrupção e fazem passeatas e protestam dentro dos seus limites.
ResponderExcluir