15 de ago. de 2017

Game Nostalgia: The Revenge of Shinobi (Mega Drive)


Já postei aqui no blog inúmeros games da saga Shinobi, que é uma da minhas sagas favoritas no mundo dos games, e claro, não podia ficar de fora, o grande clássico para o Mega Drive: The Revenge of Shinobi.

Para quem tiver curiosidade na história cronológica, The Revenge of Shinobi passa-se três anos após o game Shinobi (Master / Arcade), onde a mesma organização crimosa se fortaleceu e resolveu matar o mestre de Joe Musashi e sequestrar sua namorada com objetivo de vingança e voltar a comandar sua grande rede de tráficos de drogas e de influências. Cabe novamente a Joe dizimar a organização do crime e salvar sua namorada a tempo.


O esquema do game é basicamente o mesmo dos outros "Shinobis", porém aqui Joe não precisa ficar resgatando reféns durante as fases e o número de shurikens (ou kunais como é mostrado no game) é limitado, a não ser que você faça um truque na tela de opções. O jogo possui 8 fases com 3 sub-fases cada, sendo que cada terceira sub-fase, Joe enfrenta o chefe de cada fase. Além dos shurikens, Joe pode usar golpes de soco/chute/espada quando está perto do inimigo, além dos "ninjitsus" tradicionais, sendo quatro tipos: ikazuchi (cria uma barreira de raios em volta de Joe protegendo de um n. limitado de golpes), kariu (colunas de fogo que varrem todos os inimigos da tela), fushin (Joe consegue pular mais alto) e mijin (Joe se explode derrubando os inimigos da tela e enchendo sua barra de vida, mas perdendo uma vida). A magia mijin é sem dúvida a mais estratégica, pois o jogador, mesmo perdendo uma vida, pode recuperar seu life e continua no ponto onde usou a magia. A magia ikazuchi é a segunda mais útil, pois ao levar golpe, Joe não sofre dano e nem é jogado pra trás nas partes mais importantes do jogo. Aliás, esse lance de ser jogado pra trás é uma coisa irritante no jogo que falo mais adiante. Se o jogador for bom, as magias kariu e fushin não são necessárias durante o jogo inteiro, mas eu tive que usar a fushin em certas fases quando eu era "noob" na época.


Chegando nas partes técnicas do game. Os gráficos são muito bons para aquela época e eu gostava da animação de explosão quando você matava os inimigos, pois a animação é bem fluída. Os cenários eram muito bonitos e eu curtia o cenário da primeira fase (lembra o Japão Medieval). Os sons e a trilha sonora, sem comentários, pois o responsável pela trilha era Yuzo Koshiro, com suas belíssimas composições. Talvez o grande destaque do jogo era sem dúvida a trilha sonora... memorável. Até hoje escuto as músicas do game quando estou na academia e escutar "Terrible Beat" em loop por meia hora enquanto malha é até animador, mesmo sendo repetitivo. A dificuldade do jogo é alta, a não ser que você jogue no modo "easy" e com shurikens infinitos, do contrário, jogar com shurikens limitados força o jogador a poupar de usar o ataque cambalhota de oito shurikens, pois eles são muito importantes em vários momentos. Mas talvez uma grande dificuldade está na jogabilidade de usar o pulo duplo, pois no começo, eu penava para fazer esse movimento e errando-o, você simplesmente pode cair em penhascos. Exige um "timing" certo para executar o duplo pulo e até achar de forma precisa, pode levar um certo tempo até acostumar. Mas fora isso, a jogabilidade em geral é boa. Agora se tem uma parte irritante no game, é sem dúvidas, você ser "empurrado" e cair em buracos. Isso me estressava durante a jogatina. E você é empurrado não apenas levando golpes, mas também, encostando nos inimigos (mesmo não perdendo energia). O "empurrão" era grande o suficiente para tirar sua jogabilidade do sério... Uma curiosidade durante o desenrolar do game é que o jogador podia ver claramente alguns inimigos com algumas referências de vários personagens de filmes e quadrinhos. Tinha o Homem-Aranha, o Batman, o Rambo, o Terminator e até o Godzilla. Claro que a Sega teve que refazer o jogo várias vezes em versões atualizadas para modificar esses personagens por causa do encerramento de contrato de direitos autorais e afins.


Jogo é relativamente curto, mas para a época em meados de 1989, o game fez um ótimo papel de entretenimento nos videogames e merece estar no hall dos clássicos games.


*Texto inspirado do canal de YouTube SegaRetro BR





2 comentários:

  1. Esse é um dos meus preferidos do mega. Trilha animal.

    ResponderExcluir