21 de ago. de 2017

Game: VVVVVV (iOS / Android / PC / PS4 / DS)


Sim, é esse mesmo o nome do game. VVVVVV ou V6 é um game old-indie de plataforma um pouco inusitado, mas que teve um relativo sucesso no ano de 2011, quando foi criado.

Com gráficos e sons bem toscos propositalmente, V6 foi criado com intenção de ser um game indie estilo retrô e com desafios meio cabulosos que lembra um pouco "I Wanna be the Guy". O jogador controla um boneco que tem que resgatar outros bonecos amigos presos em diversos lugares em um mundo futurista meio psicodélico.


Os comandos são simples, onde o jogador apenas controla seu boneco mudando a posição da gravidade para passar de plataformas, ora você anda por baixo, ora você muda de posição e "cai para cima", andando de cabeça para baixo e vice-versa. Em itens como telas de TV, você aperta outro botão que seria o "ENTER" para ler textos explicativos e história desenrolando. A cada zona explorada, você pode conferir um mapa por onde você já percorreu, apertando outro botão. Em vários trechos, há portais de teleporte para ir a outros lugares a fim de explorar novos caminhos mais desafiadores. Como mencionado acima, os gráficos lembram estilo retrô de 8 bits ou até menos com sons midis, mas fora feito de propósito pelos criadores em homenagem à época. As músicas, mesmo com som midi rústico, são bem legais. Apesar da jogabilidade ser bem simples, a dificuldade do jogo é imensa. Lembra da menção do jogo I wanna be the guy? Quem o conhece sabe do esquema, mas com dificuldade menor. Pelo menos as vidas são infinitas e você volta do último "checkpoint" que marcou.


V6 é um game simples e desafiador e é um ótimo game casual. Saiu para várias plataformas de videogames e ainda pode ser encontrado na Steam e Google Play por exemplo. Custa uns 8 reais na Google Play; mas no meu caso já tinha conseguido o jogo gratuitamente naquelas promoções relâmpagos, e ainda foi na Steam. Caso queira experimentá-lo, utilize um controle físico, pois, jogar esses tipos de games com controle touchscreen é sofrível.


2 comentários:

  1. Esse é forçadamente muito simples pro meu gosto. Não ligo tanto pra visual, mas isso é demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu de vez em quando tento jogar no PC para descontrair um pouco, mas realmente a mecânica é simples demasiado e irritante em muitas partes do jogo.

      Excluir