10 de jun. de 2018

Gramado e Serra Gaúcha (RS)


Gramado é um município do Estado do Rio Grande do Sul, a uns 130 km de distância da capital Porto Alegre, na região da Serra Gaúcha. A cidade é conhecida por sua arquitetura típica europeia, pois foi colonizada por italianos e alemães e o centro da cidade lembra bastante uma cidade europeia com construções e paisagens típicas. A impressão que se dá quando se caminha por uma das avenidas principais da cidade é sensação de caminhar numa cidadezinha de Europa, sem postes e fios expostos e com diversas lojas.


Gramado possui uns 35 mil habitantes, mas parece que tem mais turistas que moradores, pelo menos por onde passei, mas não é por menos, pois Gramado recebe milhões de turistas anualmente. Em época, a cidade fica linda com suas hortênsias floridas por toda a cidade, daí o nome Região das
Hortênsias.







A cidade de gramado é famosa por seus chocolates artesanais e conta também com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, couros e peles, malharias, cristais, móveis e vestuário, além também os restaurantes, principalmente os que fornecem fondues. A cidade destaca-se também como centro de grandes eventos (congressos, seminários e encontros) além de sediar anualmente um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.


Saindo um pouco de Gramado, mas ainda na região da Serra Gaúcha, temos o passeio do trem Maria Fumaça, que liga os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, com 23 quilômetros de percurso e 1h30 min de duração. Dentro do trem acontece algumas atrações com som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam um espumante ou um vinho. E aproveitando que o turista passeia por essas cidades, pode-se conhecer a fábrica da Tramontina que fica em Garibaldi, além de visitar vinhedos com degustação de vinhos e espumantes também Garibaldi.






Viagem em Gramado vale a pena tanto para os adultos como para as crianças, pois há um monte de atrações para a garotada, como o Vale dos Dinossauros, Mundo a Vapor, o Reino do Chocolate e o Snowland, sendo que muitas atrações ficam em Canela, vizinha de Gramado. Se quiser conhecer uma região do Rio Grande do Sul, a sugestão é em Gramado e arredores.

Com auxílio de fontes da Wikipedia




















2 comentários:

  1. Legal a catedral do dai maou.
    Tem um "coisa" do quarteto ali.
    Eu ia querer ver kinpatsus naquelas roupas tradicionais. Sabe qual a colonização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catedral do Dai Maou, haha.
      Colonização alemã e italiana, conforme postei no começo.

      Excluir