26 de jul. de 2018

Série Documentária: Aeroporto - Área Restrita: São Paulo


A exemplo de outras séries do gênero, como o "Aeroporto Dubai", esta série documentária se passa dessa vez no maior aeroporto da América Latina, o de Guarulhos, São Paulo. E como um aeroporto de grande porte como o de Guarulhos, tudo que acontece dentro de uma cidade de médio ou grande porte, acontece neste aeroporto.

O Aeroporto de Guarulhos é praticamente o aeroporto que faz conexão em quase todo o planeta, especialmente em rotas direto para a China e a África, sendo países de maior atenção de destinos no controle de tráfico de drogas e entorpecentes, além de contrabandos, no caso de produtos oriundos da China. Infelizmente, o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo, o que deve-se ter uma rigidez no combate ao narcotráfico internacional especialmente a essa droga.


Além do controle de fronteiras em relação a contrabandos e tráfico de drogas, a Polícia Federal deve fazer o controle de passageiros que tentam entrar no país de forma ilegal para conseguir algum tipo de condição de exilado, e especialmente, passageiros vindo da África é quem tentam entrar no Brasil para conseguir refúgio, além de vários casos em que o passageiro tenta entrar no Brasil apenas para trânsito e pegar vôos cujo destino final é os Estados Unidos e tentar ingressar uma vida por lá.


Na parte onde mostra as apreensões de produtos pela Receita Federal, apesar da tributação alta que o Brasil impõe, eu meio que acabei "torcendo" para o lado da Receita Federal, afinal, o Brasil perde quase na faixa dos bilhões de reais em sonegação de impostos de produtos oriundo de outros países e sendo que na maioria das apreensões são de pessoas que trazem consigo uma grande leva de produtos para serem comercializados sem declarar, o que é proibido.


Ao contrário da série "Alerta Aeroporto", esta série local não possui um locutor e sim, os próprios funcionários do aeroporto (agente federal, delegado ou auditor fiscal) quem descrevem o que está ocorrendo no momento. É mais uma boa série para acompanhar o que as autoridades têm feito para minimizar os problemas cotidianos relacionados aos aeroportos do mundo todo. Atualmente está passando no canal da Discovery Channel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário