13 de jul. de 2018

Anime Friends 2018


Já fazem vários anos que acontece o tradicional Anime Friends em São Paulo. Depois de conferir alguns AFs de anos passados, as últimas edições, se não me engano, desde a do ano passado, estão sob nova direção, porém a essência continua a mesma.

Com maior espaço e dessa vez em área totalmente interna, o Anime Friends de 2018 foi no complexo do Anhembi, pertinho do Terminal Tietê, de onde pegamos um ônibus gratuito até o local do evento. Porém, para quem não conhece direito o terminal do Tietê, era difícil localizar o ônibus que ficava estacionado meio longe, depois de cruzar com muitos "pedintes" com brindes de revistas de otakus velhas... e foi justamente esses "pedintes" e não os funcionários do evento quem disseram onde estava o ônibus.


Mas, falando do evento em si, o Anhembi é um mega galpão que sedia sempre o Salão dos Automóveis e o evento não chegou a ocupar todo o espaço e sabemos que o AF é um grande evento consolidado todos os anos, e serviu de inspiração para outros eventos do gênero em todo o Brasil. A entrada custava 80 pilas a meia entrada, mais meio quilo de alimento não perecível (não podia sal e açúcar), o que achei caro mesmo para meia entrada, mas infelizmente os preços estão tudo nessa faixa (o BGS é até mais caro ainda...).


Havia muitas atrações, palcos e auditórios para entreter o público presente, dentre eles, um stand do Ultraman, diversos stands de editoras de mangás com preços promocionais (a do New Pop formava uma enorme fila para pagar no caixa), exposições de games e VRs, quiosques de "Maid Café", Escola de Magia do Harry Potter (sem mencioná-lo para não pagar royalities), palco principal para shows, palcos menores para exibição de luta livre e k-pop, diversas barracas de lembranças, roupas e  utensílios da cultura pop, muitas barracas de comida (pelo menos tinha bastante mesa para sentar e comer) e UMA loja de figures. Sim, esse foi um dos pontos negativos do evento. Saí sem levar nenhum figure dessa vez e tive que ir no bairro da Liberdade, que estava bem melhor em termos de variedade.


Em relação a números de cosplays, achei que estava muito bom e vestimentas ótimas em geral. Mas as fotos ficam meio escuras, porque, além do evento ser interno (luz externa é bem melhor para tirar fotos de cosplays), não ligaram toda a iluminação o que prejudicou bastante a qualidade das fotos. Talvez a melhor atração deste AF foi mesmo a presença dos cosplays que dá um ar sempre mais alegre e divertido nesses eventos. Enfim, em termos de organização, este AF foi bem melhor que a do AF que fui que ficava no aeroporto militar Campo de Marte, mas eu prefiria o Campo de Marte em questão de espaço, pois lá mesclava ambiente interno e externo e não ficava com a sensação de "muvuca" e com os cosplays mais a vontade para andar e posar para tirar fotos melhores na parte externa. A vantagem do Anhembi é que caso chovesse nos dias do evento, não ficaria prejudicado. A do Anhembi foi mais organizado, mas a do Campo de Marte era mais descontraído, mais "família" e dava pra ficar mais a vontade.















4 comentários: