9 de nov. de 2018

Animê: Hi Score Girl


Um animê envolvendo relacionamentos de adolescentes japoneses com games da década de 90 é curioso. Assim situa-se Hi Score Girl, um garoto do 8o ano do ensino fundamental chamado Haruo Yaguchi, não gosta de estudar e sempre vai mal nas provas, mas que é fissurado em games eletrônicos, especialmente em fliperamas, onde depois das aulas, vai aos "game center" japoneses disputar uns jogos como Street Fighter II, Final Fight, Splatterhouse e outros. De tanto que é viciado, Haruo acaba sendo expert na maioria dos jogos populares da época. Até que durante uma partida de Street Fighter II, entra uma menina chamada Akira Oono, e Haruo é humilhado por ela jogando com Zangief. Akira é colega de classe de Haruo e é uma daquelas "ojousans", com os pais ricos, mas impositivos com a filha e não deixam Akira nem ter seu próprio videogame para que não atrapalhasse seus estudos, aliás então que ela tem as melhores notas e é ótima em esportes... Porém, mesmo com essas imposições, Akira sempre que pode, frequenta os mesmos fliperamas para descontrair e curtir seu melhor hobbie, que é zerar praticamente todos os jogos de fliperama.




Haruo, vendo ser humilhado pela Akira, resolve então "apelar" com Guile usando os golpes meio baixos, como dar soquinhos para oponente se defender e em seguida ficar agarrando-o até nocauteá-lo. Akira fica uma arara com essa técnica desleal e aí acaba dando um soco em Haruo, assim então, iniciando uma "rivalidade" entre Haruo e Akira, mais por parte de Haruo, pois pelo menos, ele queria ser algo melhor que Akira...


Hi Score Girl pegou bem o nicho dos nostálgicos fãs de games antigos, mostrando em detalhes vários jogos das próprias empresas como os da Capcom, da Sega, da SNK, da Taito e da Square Enix, sendo esta última empresa, uma das patrocinadoras do animê. E entre uma parada e outra dos episódios, Haruo e Hidaka (outra menina que acaba curtindo games) apresentam vários games atuais das mesmas empresas fazendo umas propagandas dentro do animê, como SNK Heroines, Tekken 7 e KoF All Stars. Referências reais dos jogos dos anos 90 e atuais são o ponto forte do animê. Sua estória é até divertida, vendo as jogatinas de Haruo com Akira e com Hidaka em relacionamentos cada vez mais íntimos, mesmo Haruo sendo um grande tapado em não perceber os sentimentos das duas com ele. Haruo é um tapado ruim de notas escolares e que adora jogar games, mas que possui um bom coração e isso talvez possa ter cativado as meninas. Akira é uma menina muito inteligente com altas notas escolares, mas calada no animê inteiro e muito fechada e depressiva por causa das imposições rigorosas dos pais e da governante em querer que ela seja uma adulta de sucesso, por isso, viu nos games, uma "válvula de escape" para suas angústias e ansiedades. Hidaka é uma menina estudiosa e que, digamos, é a mais "normal" dos três. Não curtia muito games, mas por influência de Haruo, notou-se que Hidaka possui um talento grande nos jogos e, com treino, fica craque tanto quanto Haruo. Ela é apaixonada por ele, mas sabia que Haruo possuía um certo "elo" com Akira e isso a deixava um tanto decepcionada... enfim, uma estória de sentimentos de adolescentes com ingredientes de games reais da época, mostrando um resultado divertido e interessante.


Até esta publicação, fechou com 12 episódios, mas para ano que vem está previsto mais três episódios e OVAs. Otaku que é gamer deve assistir obrigatoriamente. Recomendado.









3 comentários:

  1. Vi gente reclamando dos personagens em cg.
    Obrigatório então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista que acho que vale a pena, para ver os games retrôs japas.

      Excluir
  2. Edit: Tinha saído um OVA de três episódios sendo os episódios 13, 14 e 15 desta primeira temporada.

    ResponderExcluir