21 de nov. de 2018

Game Nostalgia: Aztec Adventure (Master System)


Um dos poucos jogos do Master System que muita gente não conheceu e que foi uma pérola da época. Eu fui um dos felizardos que conheci e tive o jogo original. Em Aztec Adventure, você controla um menino vestido como se fosse um aventureiro azteca da época e parte em busca do tesouro paraíso do reino Azteca.




Com gráficos estilo "fofinhos" e em forma de SD (super deformed), a ambientação é em forma de mapa e o jogador deve percorrer cada fase em vários cenários, num total de 11 fases, sendo que cada fase possui um número determinado de chefes que devem ser derrotados e assim que vai avançando de fase, maior o número de chefes devem ser abatidos. O jogador possui uma espada para atacar os inimigos, mas pode coletar itens que podem ser bolas de ferro, tornados, bolas de fogo, lanças e até dinheiro, sendo este último bem útil para jogar em cima de inimigos que podem virar aliados, como se estivesse contratando seus serviços. O dinheiro também serve para você restabelecer seu life ao jogá-lo numa poça d'água. Existem algumas poças invisíveis, mas podem estar meio óbvias se você achar que o cantinho vazio está lá "de bobeira"... essas poças são extremamente necessárias pois são a única forma de encher a barra de life do jogador e uma vez utilizada, não pode mais reutilizar, por isso, deve preservar algumas caso sua barra ainda esteja boa para que depois possa utilizá-los se precisar depois. Mesmo o jogo sendo de "1 mega" da época, seus gráficos e sons são bons e competentes. As músicas de fundo são alegrinhas e combinam bem com a ambientação do jogo.


O jogo possui uma dificuldade mediana e progressiva, como de padrão de muitos jogos, as primeiras fases são de boas, mas as últimas já são mais desafiadoras, sendo as partes de encarar os chefes, as mais difíceis. Na época, nem se pensava em ter "saves" e não tinha opção de password para anotar e depois continuar mais tarde, fazendo então uma dificuldade maior para aquela época, mas agora com os emuladores e seus "save states", terminá-lo fica bem fácil.


Como disse acima, Aztec Adventure é uma pérola meio desconhecida para muitos retrogamers de Master System e é fortemente recomendado uma jogatina.






2 comentários:

  1. Acho que vi esse jogo em alguma revista da época. Tem bem a cara de master os gráficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos primórdios do Master, lançado em 1987. Gráficos eram bons para a época.

      Excluir