26 de jun. de 2020

Série: Friends (OBS: tem spoiler no post)


Série que dispensa apresentações. Friends é simplesmente uma das séries "sitcom" mais famosas de todos os tempos. A convivência entre seis amigos dentro de um apartamento e uma cafeteria rendeu muita popularidade e um sucesso tremendo no mundo inteiro. Acabei de "maratonar" novamente através de um DVD box que adquiri a uns 11 anos atrás e finalmente tive tempo e oportunidade de conferir mais uma vez.


Ao contrário de muitas outras séries de comédias que não tinham uma linearidade na estória, Friends manteve uma boa linearidade com sequências inteligentes, apesar dos roteiristas terem escorregados várias vezes em certos detalhes em algumas atitudes dos personagens do passado que revelam nos episódios subsequentes, mas que mais tarde acabam ignorando ou alterando as mesmas tais atitudes desses personagens ao mostrarem em novos episódios futuros exibidos (por exemplo, Phoebe ter morado com seu namorado policial em um episódio, mas que nas temporadas seguintes, ela diz que nunca tinha morado junto com um cara antes).


A série é ótima, mas a partir do casamento de Monica e Chandler, na minha opinião, a série começou a ficar desgastante com alguns mesmos tipos de piadas em situações diferentes, e certas atitudes dos personagens começavam a ficar irritantes, especialmente da Phoebe e do Joey, os dois mais cabeças ocas da turma. Mas o que me deixou um pouco assustado é que todos os personagens de alguma forma se relacionaram um com outro, tirando o eterno e complicado casal Ross e Rachel que se perpetuaram a série inteira, pior que uma novela mexicana. Mas como dizem algumas pessoas: ficam amigos para depois tentarem algo a mais. O interessante é que mesmo com a quebra de relacionamentos entre eles, voltam a continuar amigos e ainda convivem normalmente como se nada tivesse acontecido. A parte do Joey com a Rachel pra mim foi esquisita e não me agradou. Eu queria que Joey tivesse ficado com a Phoebe, pois os dois combinam-se muito bem, até na burrice, hahaha. Mas aí talvez não seria o plano dos produtores em querer lançar um spin off sequencial chamado "Joey" onde o personagem convive com uma das suas irmãs e continua com sua vida de ator e "pegando" as mulheres... a série "Joey", pelo que vocês viram, foi um fracasso de audiência e foi encerrado com poucas temporadas.


Friends foi uma das poucas séries que realmente deu certo, desde a primeira temporada até o final, com a presença dos seis atores principais do começo ao fim, e isso foi um grande marco nessas 10 temporadas ao total. Porém, apesar do sucesso de Friends, parece que apenas a Jennifer Aniston realmente aproveitou a popularidade e agora está entre as atrizes mais bem pagas do mundo com muitas produções até hoje. Mas para mim, ela sempre vai ser a Rachel em qualquer filme dela, hahaha, assim como os outros atores da série (Joey em "As Panteras", e Monica em "Pânico 3", por exemplo). Talvez seja a síndrome do grande sucesso de atores em uma produção, como o ator de Harry Potter, tehehe.


Até a data deste post, os produtores estavam pensando em fazer um "aftermath" de Friends depois de quase uns 18 anos desde seu encerramento, mas não creio que seja uma boa ideia, pois o que estava bom, seria melhor deixar como está finalizado, igual a trilogia "De Volta para o Futuro"; pois neste caso, se fizessem uma 4a parte em forma de filme, atualmente, poderia manchar a trilogia. Um exemplo que vimos que foi bastante criticado foi o último filme do Indiana Jones; poderiam ter parado no "A Última Cruzada"...

Caso não conheça Friends e curte um bom sitcom norte-americano, eu recomendo bastante maratoná-lo.




2 comentários:

  1. Esse seriado não me conquistou. Quando comecei a ver talvez a fórmula já estivesse desgastada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até a declaração infeliz do Ross do segundo casamento dele tava de boa. A partir daí começou a ficar desgastante.

      Excluir