22 de nov. de 2022

Filme Documentário: A Camisa Mais Pesada do Mundo (Brasil Paralelo)


Com a Copa de 2022, realizada no Catar, no Oriente Médio, porém com as crises políticas, econômicas e sociais envolvendo o Brasil e o mundo, muita gente, em especial, o brasileiro, pouco deu-se atenção à copa em si, devido à crise política que assolou o país. O brasileiro está mais preocupado com o futuro político e econômico do país do que com a Copa, fazendo com que pela primeira vez, brasileiros nem saibam os nomes de todos os jogadores da Seleção Brasileira, mas que conhecem quem são os famigerados integrantes do Supremo Tribunal Federal...

Para analisar esse e outros contextos, a Brasil Paralelo lançou esse documentário, mostrando a história do futebol brasileiro e a paixão do brasileiro por esse esporte e como o futebol passou a integrar uma cultura enraizada no país e também símbolo do Brasil. Afinal, qualquer estrangeiro que lhe é falado do Brasil, ele vai lembrar como "Futebol, Amazônia e Carnaval". Goste ou não, esses são os elementos do Brasil que são mostrados mundo afora. 


O filme mostra a importância do futebol de como fez o Brasil crescer até economicamente e culturalmente, especialmente quando surgiu a geração de Pelé. Essa paixão é tanta que muitos brasileiros torcedores de vários times brasileiros "vestissem a camisa" como se fossem uma de suas maiores paixões em suas vidas. O brasileiro tem muitos problemas que todos nós conhecemos, mas basta ver seu time de coração numa partida de futebol nos campeonatos que ele esquecia desses problemas naquele momento, vibrando e torcendo para o seu time. Para o brasileiro, futebol é mais que uma "válvula de escape" de seus problemas, e sim, parte de sua vida, e muitas crianças brasileiras viam seus pais nesse envolvimento que acabavam se encantando juntas e elas queriam ser jogadores de futebol como profissão. 


Mas como o futebol brasileiro, assim como na política brasileira, deixou a corrupção entrar pela porta de frente, fazendo com que cada clube fosse administrado como se fosse um mini-brasil; com um governo presidencialismo que este elege conselheiros e diretores administrativos que aprovam empréstimos milionários, mas acabam fazendo com o que o time fique endividado cada vez mais... isso mostra claramente no documentário. E com isso, vai se criando uma bola de neve com campeonatos bagunçados, e com acusações de partidas "armadas", envolvendo "malas brancas e pretas". 


Porém o pior é que a administração e gestão do futebol brasileiro está cada vez mais defasado em relação à do futebol europeu e isso nem envolve questão financeira; é questão de logística e administrativa mesmo, fazendo com que o europeu seja muito mais organizado do que o brasileiro. Com isso as crianças atuais acabam querendo torcer para clubes europeus do que para clubes brasileiros, bom já está acontecendo isso em seu próprio lar. E a Seleção Brasileira nem está mais identificada como brasileira, sendo que praticamente 100% de seus jogadores estão atuando em clubes europeus e não de seu próprio país. O Brasil é o maior celeiro de jogadores de futebol, mas não cria oportunidades de investir melhor em seus próprios times e campeonatos. O Brasil poderia estar muito melhor em todos os patamares se não fosse a corrupção não só na política, mas sim também nos esportes. Com isso, a paixão futebolística vem caindo progressivamente (assim como a minha, que já morreu e está sepultada), que fica difícil apoiar um time brasileiro com tantos problemas como se fossem "mini-brasis". 


Estamos passando talvez pela pior crise no país, influenciado também pela turbulência global, então, como apoiar o "pão e circo" que o brasileiro estava acostumado desde o início do século passado? E ainda mais esse "pão e circo" cada vez com cara de contratos milionários e interesses individuais do que com cara de garra e paixão acima do dinheiro e vaidade? E isso a nível mundial... Paremos de ser trouxas sendo fanáticos pelo futebol e colocando os pés no chão em nossos problemas sociais, econômicos e políticos. Entretanto, longe de eu querer que o futebol brasileiro deixe de existir, muito pelo contrário. O Futebol Brasileiro precisa ser resgatado ao bom senso, com melhor organização administrativa, menos "roubalheira" por parte dos dirigentes dos clubes e ética na prática esportiva do país. Esse é o recado que o filme me passou, pelo menos.







2 comentários:

  1. Essa copa está sendo usada como "circo" pra tentar fazer as pessoas esquecerem o que está acontecendo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre foi assim, mas nesta, está sendo ainda mais evidente.

      Excluir