25 de mar. de 2017

Game Nostalgia: Kenseiden (Master System)


Para mim, Master System foi meu xodó dos videogames, além de ser o primeiro que tinha adquirido na época e é natural a gente reviver grandes clássicos do Master, mesmo com o domínio da Nintendo com seu NES pelo mundo. E dessa vez, ressussitarei Kenseiden, um game "Side Scrolling" ambientado no Japão Feudal e seu personagem é um samurai que deve enfrentar monstros da cultura antiga japonesa e chegar até ao castelo do inimigo, que fica em Edo (antiga Tóquio).


Para a época, seus gráficos eram muito bons, apesar de ter bastante "flickering" (objetos piscando) quando há muita coisa na tela. O som é o tradicional do Master System, mas era boa (para a época, claro), aliás, o som em PSG, por incrível que pareça, era melhor do que em FM, apesar deste ter melhor qualidade. As músicas eram marcantes e eu sempre ficava com a musiquinha dos chefes na cabeça (link para quem quiser ouvir). Já o desafio era mediano para difícil. Você morre várias vezes, mas aos poucos acaba pegando as manhas e os movimentos dos chefes, mas o que achava irritante era que o jogador era jogado para trás quando recebe dano, e se tiver um buraco atrás, você era jogado pra lá e perdia uma vida de besteira (principalmente nas fases das cachoeiras). Eu consegui terminar esse jogo várias vezes, pois o jogo era relativamente curto. Mas, pra mim, o grande desafio nesse game são as fases bônus de treino a partir da segunda fase bônus. Pular os obstáculos e esquivar das flechas ao mesmo tempo era desafiador. Se você for atingido uma vez, perde um pouco de life e volta ao começo da fase bônus e você podia desistir ou tentar novamente.



Como disse, joguei bastante Kenseiden no Master System e, claro, Kenseiden tinha as versões japonesa e a americana. Mas, por incrível que pareça, contrariando a maioria das vezes, este eu gostei de jogar mais a versão americana por causa das cores, pois na japonesa ficou coloridão demais e na versão americana ficou mais discreta sem forçar muito. Enfim, Kenseiden foi um grande xodó pra mim na infância e merece ser destaque dos grandes jogos do Master.



2 comentários:

  1. Esse eu babava nas fotos das revistas de game, mas nunca pude jogar. Fico pensando como eu seria se tivesse tido video-game quando era criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que rejoguei agora, e fiz o final de novo, resolvi relembrar do Kenseiden aqui. Bons tempos.

      Excluir