28 de ago. de 2017

Game Nostalgia: Shadow Dancer (Mega Drive)


Ok, mais um da saga Shinobi... que não leva bem seu nome, mas é um clássico que não pode deixar de ser conferido. "Shadow Dancer" (ou "The Secret of Shinobi" como subtítulo) para Mega Drive veio inspirado da versão para os arcades, mas é bem diferente entre as versões.

Aqui, o personagem que você controla não é Joe Musashi e sim seu filho distante chamado Hayate, apesar de que na versão norte-americana falavam que era o próprio Joe Musashi, mas como o original é a versão japonesa, eu fico com os japas. Mas isso pouco importa, porque praticamente, em ambas versões, o game é idêntico. Aliás, Shadow Dancer possui o mesmo esquema de Shinobi dos fliperamas: resgatar refém e atacar os inimigos com espada e shurikens, avançando de fase. Entretanto, dessa vez o personagem possui um cachorro que ajuda Hayate em situações difíceis. Você pode ativar o cachorro para avançar nos inimigos para que eles se distraiam enquanto Hayate pode matá-los, mas se o cachorro for atingido durante seu ataque, ele fica pequeno por um certo intervalo de tempo ficando inutilizado. Igualmente em Shinobi versão arcade, um simples golpe em Hayate faz perder uma vida, mas encostar nos inimigos não tira energia, apenas faz ser empurrado para trás, por isso que esses games sempre foram "papa-fichas" dos fliperama dos anos 80 e 90. Porém Shadow Dancer para Mega é relativamente mais fácil que para os fliperamas e o jogo em si é bem curto; dá para zerá-lo em uns 20 minutos sendo bom nele. Mas ao terminar, você pode recomeçar o jogo na dificuldade "hard" e/ou desativando os shurikens das fases, lutando apenas com a espada e os punhos. Só nos chefes que volta a ter shurikens, pois é impossível derrotá-los sem os mesmos. Para mim, a maior dificuldade foi derrotar o último chefão, para variar. Aqui também há os ninjitsus que podem ser utilizados quando Hayate estiver em apuros. Ao usar nas fases comuns, mata todos os inimigos que estão na tela e ao usar nos chefes, tira dois pontos de energia deles, então quando faltar dois pontos para derrotá-los, basta utilizar um ninjitsu no final.


Falando das partes técnicas: Seus gráficos são ótimos para a época quase se equiparando com os gráficos da versão arcade, com cenários bem trabalhados. As músicas, apesar de não terem sido compostas por Yuzo Koshiro, não fazem feio e os efeitos sonoros são normais com vozes digitalizadas para Hayate nos gritos e ema algumas músicas. O jogo não é difícil, mas precisa decorar cada parte onde os inimigos estão para não ser encurralado e perder vidas, pois aqui é o sistema "one hit kill", tomou, morreu. E nos chefes fica complicado pois eles precisam ser atingidos 8 vezes em um determinado ponto fraco. Mas suas fases bônus podem facilitar sua vida, podendo dar até três vidas se acertar todos os ninjas na queda livre entre os edifícios (o esquema é ficar no canto esquerdo e atirar shurikens rapidamente sem parar).


Apesar da versão do Mega Drive ser diferente da do arcade e ser mais fácil, eu particularmente gostei mais da versão do Mega, pois parece ser mais dinânico o jogo. Shadow Dancer para Mega é obrigatório para os fãs da saga Shinobi.





2 comentários:

  1. Eu tinha o recorde da America Latina na pontuação desse jogo. Bastou jogar um dia e uma noite sem parar pra conseguir os pontos.

    ResponderExcluir