14 de out. de 2017

Animê: High School Fleet - Blue Mermaid


Imagine um enredo onde temos um mundo com as águas do oceano dominando o planeta e o meio de vida e de aprendizagem se dá através de escolas marítimas. A ilha do Japão está quase imersa de água e o cotidiano de muitas pessoas está no convés de imensos navios de guerra, sendo que esses navios são escolas. Uma das escolas chama-se Blue Mermaid, onde a tripulação é composta somente de meninas colegiais com seus uniformes "sailors", que agora fazem jus ao estilo dentro do navio.

Em um dos navios, cujo nome é "Harekazê" da escola naval Blue Mermaid, está a estudante Nanohá... digo, Misaki, na qual é encarregada de ser a capitã da tripulação. Misaki, junto da melhor amiga de infância Moka, sempre tiveram o sonho de poder comandar uma tripulação dentro de navios de guerra e agora, cada uma tem a oportunidade de comandar um navio cada. Misaki é apresentada para outras meninas da tripulação e todas juntas, vão fazer um treinamento de simulação de batalhas e sobrevivência em alto mar. Porém, num dos treinamentos, o navio Harekazê acaba sendo atacada por outro navio da mesma companhia que levava uma de suas instrutoras. Desconhecendo o motivo do porquê serem atacadas, Misaki ordena contra-atacar para se defenderem e fugirem do navio atacante. A partir daí, Misaki e companhia precisam conviver forçadamente em alto mar como sendo fugitivas.


High School Fleet, ou simplesmente, Haifuri tem um atrativo de que os personagens principais são todas meninas kawaiis colegiais envolvendo luta e sobrevivência num embarque de um navio de guerra. Detalhes que me chamaram atenção: Claramente os autores usaram a imagem de Nanohá para a protagonista Misaki, dando uma familiaridade aos otakus expectadores. Uma das vozes da tripulação, a menina encarregada de dirigir o navio é a mesma da Hanayo (Love Live). Outra curiosidade é a menina alemã que é resgatada pela tripulação, que lembra vagamente a Sena (Bokuwa), com os peitos e tudo. Referências não faltam.


Como são muitas meninas no navio, é muito difícil decorar os nomes de todas elas. O impressionante é a forma que lidam com os problemas de alto mar, encarando-os de forma "fodástica" que não devem a nenhum marmanjo marujo. Apesar do enredo ser meio manjado e meio clichê, Haifuri possui personagens carismáticas e mesmo envolvendo batalhas navais, o enredo não chega a ser violento, o que pode frustrar quem estaria procurando tal tema; afinal, não combina meninas kawaiis com violência. Possui 12 episódios e uma possível segunda temporada no futuro.









7 comentários: