4 de out. de 2017

Série Documentária: Alerta Aeropuerto


Assistindo ao acaso no canal National Geographic, me deparei com uma série documentária de equipe da Polícia Federal do Peru em combate ao narcotráfico e outras situações ilícitas dentro do Aeroporto Internacional Jorge Chávez. Há alguns meses atrás, estive visitando Peru e me chamou atenção a ambientação do Aeroporto Internacional Jorge Chávez; afinal, foi minha porta de passagem para chegada em Lima e viagem para Cusco. Por isso, reconheci vários lugares do aeroporto durante a exibição da série documentária.

Mas a ambientação da série é focada nas atividades da Polícia Aeroportuária em detectar traficantes de entorpecentes e afins no meio dos passageiros que estão fazendo check-in ou que já estejam no embarque para os voos mais críticos, como México e Espanha. A série é filmada por policiais e toda movimentação é acompanhada desde no monitoramento das câmeras dos aeroportos até nas prisões dos traficantes, passando pelas entrevistas de cada agente policial explicando as situações das abordagens e descrevendo as atitudes suspeitas dos criminosos. Cada aeroporto possui seus equipamentos de segurança e monitoramento, geralmente de última geração para detectar pessoas suspeitas e objetos suspeitos dentro das malas, usando equipamentos de raio X com cães farejadores treinados e até dentro das próprias pessoas, utilizando um equipamento de raio X de última geração.


Mas não foi apenas a ambientação do aeroporto do Peru que me atraiu a acompanhar a série. O dinamismo na direção em editar cada situação é muito bom, fazendo com que o telespectador se prenda ao acompanhar cada episódio, mostrando o nervosismo dos suspeitos na hora das inspeções e o desespero dos mesmos ao flagrar drogas camufladas dentro das malas e bagagens. É incrível como os traficantes descobertos pela polícia simulam desconhecer o conteúdo das bagagens que os mesmos transportavam, fazendo diversas encenações de surpresa e espanto, negando a qualquer custo de suas responsabilidades perante o caso. E também é interessante a série mostrar como os narcotraficantes encontram cada vez mais métodos para camuflar com mais esperteza as mercadorias ilícitas para tentar enganar as autoridades aeroportuárias.


A série documentária também conta casos de outros aeroportos de outros países como no Aeroporto Internacional El Dorado da Colômbia, no de Nova Iorque e no de Dubai como exemplos. Cada país possui sua própria legislação de combate às drogas, mas a punição é sempre a prisão para os flagrantes do tráfico, na qual a duração da prisão varia de país para país e também o quanto carregava de drogas nas bagagens e dentro do organismo. Na minha opinião, as penas nos países latino-americanos ainda são muito brandas, pois nos países do Oriente Médio e do Leste Asiático, as penas chegam desde prisão perpétua até pena de morte, como foi casos recentes de brasileiros que tentaram traficar drogas na Indonésia, não importando muito a quantidade de drogas que levavam. Achei legal e importante a série mostrar a árdua luta das Polícias de cada país contra o grande esquema mundial do tráfico de drogas, unindo forças entre cada polícia e com a Interpol.






6 comentários:

  1. Muito boa análise, perfeito !!! eu assisto e acho muito bonito e moderno o aeroporto Jorge Chávez, acho o de SP meio fraco, não tem esse dinamismo do Peru ou Colômbia sendo que SP é uma importante cidade e deveria ter equipamentos iguais de primeiro mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Aeroporto de Lima, mesmo sendo menor que a de Guarulhos é mais limpa e organizada. Adorei ter passado por lá.

      Excluir
  2. Meu nome é neci gostaria de saber o nome desse agente grisalho de gravata Vermelha, a minha irmã é fã momento 1 dele, por favor..

    ResponderExcluir
  3. Qual o nome desta policial ??

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a série não mostra os nomes desses policiais, só o comandante responsável pela polícia, no final dos episódios.

    ResponderExcluir