2 de out. de 2017

Game Nostalgia: Captain Commando (MAME)


Games beat en´ up sempre foram a febre dos games dos anos 90 e quem é vidrado nesse estilo, com certeza conheceu Captain Commando. O nome do jogo é curioso, pois as primeiras síladas do nome completo do jogo é justamente o nome da CAPCOM, a empresa responsável pelo game, porém, pelo que eu saiba, o nome Capcom não tem nada a ver com Captain Commando oficialmente.

Com quatro jogadores que podem ser jogados ao mesmo tempo, você pode escolher entre o protagonista Captain Commando (soldado com armadura policial), Ginzu (tradicional ninja), Mack (na versão japonesa chama-se Jennety, uma múmia com facas) e Baby Head (Hoover na versão japonesa, um bebê que controla um robô wrestling). Dos quatros jogadores, meu preferido na jogabilidade é o Mack, pois possui longo alcance nos golpes e seu especial na execução pode ser deslocado. Porém em termos de carisma e criatividade, eu gosto do Captain Commando, pois ele tem lança-chamas e dispositivo de choque como armas. Como em esquemas tradicionais de jogos beat en´ups, aparecem muitos inimigos para matar e sempre tem um chefe final de área, com alguns sub-chefes nas fases mais adiantadas.


Nem preciso dizer que é dificílimo zerar o game sem usar continues, ainda mais se jogar sozinho. Na minha última jogatina, usei 20 continues, alternando entre os 4 jogadores. Só no último chefe devo ter gastado uns 40% do total dos continues que usei, pois ele fica flutuando pra lá e pra cá soltando um monte de magias de fogo, de gelo, além dos golpes que tiram um monte de energia. Apesar da dificuldade, não é um daqueles mais penosos para zerar, basta decorar os esquemas de ataques dos capangas e principalmente dos chefes. Sua jogabilidade é boa, com botões de ataque e pulo; apertando os dois botões ao mesmo tempo, aciona o especial do lutador que tira um pouco de energia. Outros comandos são bastante manjados: voadora (pulo e em seguida ataque), ataque empurrão (dois toque pra frente e depois ataque) e super voadora (dois toques pra frente, em seguida pulo e depois ataque). Os gráficos e sons são bons também para a época, apesar da trilha sonora não despertar muito interesse, mesmo sendo competente para a ambientação.


Diversão garantida, apesar de ser relativamente curto, Captain Commando é um clássico de beat en´ up que não pode deixar passar batido para quem curte o estilo.



2 comentários:

  1. Jogou a versão arcade dessa vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre preferi a versão do arcade do que nos consoles, apesar que joguei bastante na versão do SNES. Quando criança, eu e meus primos jogamos muito Captain Commando num fliperama de uma praia e torrávamos fichas (não sei daonde conseuimos dinheiro para fichas) e acabmos chegamos no último chefão, mas não derrotamos pq acabou o dinheiro das fichas e ficamos com cara de tacho porque gastamos fichas pra nada.

      Excluir