3 de out. de 2017

Game: Kinirô Mosaic Memories (iOS / Android)


Quem conheceu o animê Kinirô Mosaic, provavelmente vai se interessar em conhecer sua versão de game para smartphones/tablets.


Kinirô Mosaic Memories (Kinme) é um game estilo puzzle que você deve fechar cada fase criando caminhos diversos de objetos / pessoas que ficam na parte de cima até conseguir percorrer às meninas que ficam na parte debaixo. O jogador deve ser rápido para criar tais caminhos para não estourar o tempo e assim perdendo barra de energia, pois perdendo toda a barra, o jogador precisa enfrentar a tela novamente até ir passando de fases, onde em cada capítulo há uma breve história das meninas de Kinirô em seus cotidianos...


Para quem não conhece o animê, o jogo pode ficar muito massante, pois a principal graça do game são justamente as meninas, especialmente a Alice (Arissu) e a Karen, duas "kinpatsus" que vieram da Inglaterra, também dou destaque para a Shinobu que sempre sonhou ter cabelos loiros que nem as duas. Outro empecilho é que o jogo só tem disponibilidade nas contas japonesas da Apple Store e do Google Play, sendo assim, textos e menus somente em japonês, dificultando acompanhar as estórias se não souber ler em japonês com kanjis. Outro ponto revés é que apesar de ter vozes das cinco meninas protagonistas, são apenas vozes já pré-determinadas, não acompanhando o texto nas estórias, além da ausência de vozes das personagens restantes, como as senseis Karasuma e Kuzuhashi. Um outro ponto duvidoso é de uma opção de jogo em que você tenta entrar, mas está sempre "em manutenção" o que é estranho. Talvez por desconhecer por todo o game ou pelo idioma japonês mais complexo eu possa estar fazendo algo errado, mas...


Gráficos são normais sem muito destaque e inpirado em Love Live School Festival, Kinme também possui cartas das meninas com as mesmas nomenclaturas: N, R, SR e UR, sendo este último, cartas mais raras do jogo. E com essas cartas é que você monta seu time para jogar os puzzles, podendo também aumentar seus "levels" e "idolaizá-las" igualzinho em Love Live, entretanto, a qualidade no traço das cartas perde bastante em relação a de Love Live. O som também é normal com algumas vozes das meninas também durante a jogatina, mas acaba sendo muito repetitivo e enjoa rápido, por isso, é sempre bom pelo menos mudar de menina no primeiro espaço do time, pois é nesse espaço que você põe como líder. Seu desafio é progressivo ao avançar as fases normais, mas há também três níveis de dificuldades em todas elas. Jogar no "super hard" é como diz o próprio nome: super difícil e desafiador, requerendo as melhores cartas mais fortes com melhores habilidades. Eu ainda não consegui vencer uma fase nesse nível "super hard".


Mesmo para quem conhece Kinirô, o game pode ficar meio massante com passar do tempo, pois não há muita variedade de opções de jogo até o momento. Mas pode ser que a produtora possa implementar mais opções futuramente com novas estórias. Talvez se colocassem vozes também para outras personagens iria melhorar consideravelmente a dinâmica da jogatina. Agora quem não conhece Kinirô Mosaic, é melhor assistir primeiro ao animê e depois quem sabe encarar o game (com uma conta japonesa ou usar "chunchos" como o QooApp).








3 comentários:

  1. Eu já tô enjoando porque não ganho Arisus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as cartas não são muito atraentes. Algumas até são mal desenhadas. Muito simples.

      Excluir
    2. Eu nem ligo muito para qualidade do traço das cartas, mesmo não sendo a nível Love Live, mas senti falta de opções maiores de estilo de puzzle e principalmente nas vozes das meninas.

      Excluir