30 de ago. de 2018

Série Documentária: Fronteiras Perigosas da América Latina


Outra outra série que tenho acompanhado no canal da National Geographic vai mais ou menos no embalo da série dos Aeroportos, onde uma equipe de estúdios latina vem acompanhando o cotidiano das mais diversas fronteiras entre os países da América Latina. E como todo mundo já sabe, as fronteiras dos países da América Latina são uma das mais perigosas do mundo, por diversos fatores: pessoas passando necessidades econômicas e sociais vivem tramitando com comércio ilegal, contrabando, câmbio de valores e até tráfico de drogas, onde essas pessoas são apenas "mulas" para os transportes de narcóticos sendo pagos pelos chefões dos tráficos.


Diferente da série Alerta Aeropuerto, nesta, os policiais abordam as pessoas em transportes rodoviários e hidroviários (quando a fronteira tem rio), e é claro que é impossível abordar todos que cruzam as fronteiras, porém os policiais possuem um treinamento para abordar possíveis criminosos observando o modo da pessoa se portar como também como o veículo está com seu estado naquele momento. Em todos episódios que conferi, sempre há casos de testemunho na fronteira entre Brasil e Paraguai, na Ponte da Amizade. Já sabido de todos os brasileiros, muitos destes cruzam a fronteira para Ciudad del Este, no Paraguai para adquirir produtos mais baratos, que são livres de impostos paraguaios, para levar consigo as suas cidades, tanto para consumo próprio como para revenda, neste último caso, proibido por lei a não ser que pague os impostos devidos na hora de declará-los. Mas esse não é o único problema. Além do descaminho, há muito contrabando (produto ilegal e falsificado sendo comercializado) e também tráfico de entorpecentes entre os dois lados. Por isso, a Polícia Federal em conjunto com a Receita Federal e a Polícia Militar do Paraná procuram sempre fiscalizar não somente a Ponte da Amizade, mas também uma parte da extensão do Rio Paraná, pois muitos contrabandistas utilizam o rio para cruzar a fronteira com dinheiro lavado e produtos a fim de burlar os postos de fiscalização.


Mas há outras fronteiras que merecem destaque, como a fronteira entre Colômbia e Venezuela, devido à crise na Venezuela. Muitos venezuelanos cruzam a fronteira para a Colômbia buscar vida nova ou mesmo sobreviver e a situação na fronteira é caótica e cheia de gente principalmente indo em apenas um sentido. Cabe à Polícia Nacional da Colômbia intervir e fazer o trabalho árduo para o controle da fronteira. Na série, também mostra situações de fronteiras do Chile com Peru, Equador e Colômbia, e recentemente, nos episódios novos, a série tem mostrado casos de flagrante de tráfico de drogas no enorme galpão dos Correios em Curitiba, onde todas mercadorias internacionais chegam ao Brasil.

Enfim, como curto acompanhar casos de inspeção e flagrante de delitos envolvendo fronteiras, seja via áerea ou terrestre, a série "Fronteiras Perigosas" é bem interessante, apesar do narrador ter uma voz muito parecida com a do Leandro Karnal, hahahaha.



2 comentários:

  1. Contrabando de figures do paraguai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que no meio dessas apreensões, eles devem ter pego mesmo.

      Excluir