4 de ago. de 2021

Acessório: Controle Dobe TNS-19252 para Nintendo Switch


Aproveitando umas aquisições minhas, quero deixar uma análise de controle alternativo para o Nintendo Switch, da marca Dobe, modelo TNS-19252. Para quem gosta de jogar na versão portátil, esse controle é uma boa pedida para quem não se adaptou aos pequenos joycons, e principalmente, com direcional em botão, que no meu caso fica meio estranho para se jogar.

O encaixe é simples. É só pegar o tablet do Switch, sem os joycons, e por até cobrir o pino debaixo. Tem que encaixar bem, senão, o Switch fica dando mensagens de controle conectado toda hora. Ligar o Switch, aguardar um pouco para que o tablet reconheça o controle como USB e usá-lo. Os grips dele são confortáveis e fica bem mais fácil segurar o Switch da forma portátil do que usando os joycons que não tem grip. Além de que todos os botões são maiores praticamente do tamanho dos controles tradicionais como o Pro-Controller e o 8BitDo.


Agora vamos aos "poréns". Apesar da melhor pegada, o Switch fica maior e mais pesado consideravelmente, uma vez que o controle tem mecanismos de vibração com cilindros e pode cansar com tempo ao segurá-lo. Nesse ponto, o Switch fica um trambolho e precisa de uma case específica para ele, se é que existe. Outro ponto negativo fica na dureza do botão direcional em cruz, que não fica tão confortável apertá-los , mas isso é questão de acostumar com o tempo. Mas não deixa de ser uma ponto crítico para a jogabilidade até se acostumar. Com jogos de luta fica um pouco mais difícil de controlar, mas nada que prejudique muito a jogatina.


Em suma, o controle tem uma ótima pegada e tem sistema de vibração embutida. Conecta com o tablet do Switch via USB-C e tem a vantagem de ter os botões do tamanho de controles tradicionais, ao contrário dos joycons, que são menores. Porém peca na portabilidade que fica maior e mais pesado, além do botão direcional que é um pouco mais duro. Pode encomendar por sites como Aliexpress ou no Mercado Livre (mas neste é mais caro, porém a mercadoria já está no Brasil). Recomendado.







2 comentários: