2 de ago. de 2021

Game: Kidou Senshi Gundam Seed: Rengou vs. Z.A.F.T. (PSP)


Esse é um game que joguei na época que eu tive um PSP no lançamento, no Japão, e nessa mesma época, a série Gundam Seed Destiny bombava muito na Terra do sol Nascente e resolvi comprar numa loja de usados (games, figures) que tem aos montes no Japão. Estou revisitando este game até a data deste post.

Jogo lançado exclusivamente no Japão, Gundam Seed para PSP possui um gênero de batalhas do estilo Virtual On, da Sega, com batalhas entre naves e robôs dentro de diversas arenas, cada dispositivo tendo armas específicas e sistemas de deslocamentos diferenciados. A nave, é mais rápida, mas não pode batalhar corpo a corpo, como o robô, mas que é mais lento e pode batalhar dentro da água. O jogo possui modo de batalhas livres e modo história, onde cada fase é um episódio específico da história do animê, cujo jogador pode escolher de qual lado jogar: OMNI ou ZAFT, liderados por Kira ou Azrum, respectivamente (uma espécie de Rebeldes contra o Império, de Star Wars, mas aqui não há mocinho e bandido propriamente dito).


Ao contrário do famigerado jogo de Trasnformers para o 3DS, que possui uma pegada parecida, este game de Gundam é relativamente mais divertido, com melhor jogabilidade e tiros que são mais certeiros, além de que você tem uma arena mais ampla e movimentação melhor. Os gráficos são bons para aquela época e o áudio pode ser considerado um dos melhores pontos positivos do game, com vozes dos personagens e trilha sonora original do animê, que é bem orquestrada e envolvente.


Como o game foi lançado somente no Japão, não há opção de mudar o idioma para o inglês, pelo menos não de forma oficial, por isso, quem não acompanhou o animê Gundam Seed e não tem muita noção de escrita japonesa, não vai ter o mesmo sentimento e ambientação do enredo dentro do jogo, a não ser que não ligue para o enredo e encare como um jogo do tipo Virtual On somente querendo jogar as batalhas. Os menus, mesmo estando em japonês, dá para se ambientar, é só ir "fuçando".


O game de Gundam para o PSP pode não ser o melhor game da série Gundam, mas é competente dentro da capacidade do PSP. Para quem curtiu Virtual On, nos fliperamas, pode ser uma boa pedida experimentá-lo.


2 comentários:

  1. Anônimo3/8/21 11:07

    Passei muita raiva com esse anime, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Mas pelo menos não tem essas partes de passar raiva neste game.

      Excluir