15 de ago. de 2021

Game: Dodgeball Academia (Todas Plataformas)


Quem conheceu os antigos games "Dodgeball" desde a época do NES, quando a série do "Kunio-kun" também ganhou versões de dodgeball (jogo de queimada) na época, vai relembrar deste novo game feito por uma empresa brasileira chamada Humble Games. 

Aqui temos a história de Otto, um garoto recém chegado de uma escola de queimadas que tem o sonho de ser o melhor jogador de queimada da comunidade, mas encontra dificuldades para montar um time de queimada para disputar os torneios. Então, Otto vai vasculhando ao redor da escola para recrutar e aprimorar as técnicas do jogo de queimada, numa espécie de mapa que o jogador deve vasculhar, recolher itens usando bolas de queimada que acha nos cenários, como nos jogos de Pokémon para GameBoy, mas ao invés de caçar os monstrinhos, Otto vai caçando oponentes para derrotá-los em partidas de queimada, seja sozinho ou com um time. 


A jogabilidade é muito boa e as partidas de queimada são bem intuitivas, mostrando um tutorial progressivamente na medida que vai avançando o jogo. Um botão para arremessar as bolas, outro para agarrá-los no momento que vai ser atingido pelas bolsa do oponente, botão de "ki", botão de especial entre outros. Fora das partidas, Otto caminha pelo mapa da escola e pode rolar para andar mais rápido (vai entender isso...), conversando com personagens e NPCs como num game de RPG. O desafio é progressivo, ou seja, fácil no começo e dificultando ao avançar pelo jogo. As partes técnicas do jogo (gráfico e áudio) são competentes e como o jogo é "índie", não dá para exigir muito dos gráficos, uma vez que o design é tipo "cartoon nendoroid", que lembra traços do tipo Scott Pilgrim. A linguagem do jogo é até bem bolada, com tiragens meio "otakus" e "gamers" para a atualidade, aliando pela opção de colocar em português.


Dodgeball Academia é um jogo divertidinho que vale conhecer mesmo quem não manja dos esquemas de jogos de queimada, como nos jogos antigos "dodgeball" do NES. Na Steam tem os preços mais em conta, mas se esperar por alguma promoção, é o mais recomendado.











3 comentários:

  1. Hoje eu zerei esse game e posso dizer que foi bastante divertido. Esse sistema de batalhas a la JRPG e aumentar o nível de cada personagem baseado em disputas de queimada ficou interessante. E nos diálogos, é cheio de referências para os brasileiros geeks.

    ResponderExcluir
  2. Na minha infância tinha um jogo de queimada no NES. Talvez fosse da série Kunio-kun. Eu sonhava em poder jogar. Hoje já não tenho interesse em jogos estilo esporte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E era sim da série Kunio kun. Com certeza os brazucas fizeram este baseado no clássico dodgeball kunio kun.

      Excluir