29 de ago. de 2021

Game Nostalgia: Michael Jackson's Moonwalker (Master System)

Apesar de ter jogado bastante as versões de Mega Drive e de arcade, foi na versão do Master System que conheci Moonwalker, inclusive antes do filme. A versão do Master é idêntica à de Mega Drive, com suas devidas limitações.

A versão do Master possui o mesmo número de fases da versão de Mega, mas não há quaisquer vozes com áudio bem mais limitado na versão de 8 bits, porém as músicas ficaram muito competentes. Talvez o que ficou melhor no jogo, além das músicas, foram os gráficos, quase idênticos aos do Mega, com a exceção de que na dança de MJ, o cenário fica todo preto com apenas o MJ dançando. A barra de energia agora fica no canto esquerdo superior em forma de "barrinhas" amarelas, onde cada "hit" tomado ou encostada nos inimigos, perde uma barrinha. As crianças resgatadas não são levadas pelo cometa de MJ e sim apenas desaparecem com som de "blin" (igual ao "blin" de Colunms de Master/Game Gear).

Os controles são iguais como no Mega, um botão para ataque e outro para pulo, com direito a passo "moonwalk" que serve para caminhar na água e na esteira de sentido contrário, não ficando lento o personagem. Se apertar e deixar apertado o botão de ataque, MJ rodopia, perdendo algumas barras de life e em seguida faz aqueles passos de dança (ao fundo preto), "voando" todos os inimigos da tela. A dificuldade pode ser mais difícil que na do Mega, pois o life não se regenera ao resgatar cada criança e sim apenas quando pega um "bonequinho" dourado de MJ em algum esconderijo (e esse bonequinho só tem um ou dois em cada fase, quando tem). Mas a verdadeira dificuldade está nas duas últimas fases (a do robô e a da nave), os tiros são quase teleguiados e precisa se mexer muito para tomar o mínimo de tiros e ao mesmo tempo tem que atingir os inimigos que atiram. Mesmo com "save state" foi sofrível zerá-lo, apesar que na época, eu consegui zerar na raça com o jogo original, mas naquela época, eram pouquíssimos jogos disponíveis, fora que nem existia internet, então era um dos poucos entretenimentos caseiros na infância.

Enfim, a versão do Master é competente para seu limite de hardware, mas a do Mega, com certeza é melhor, porém, fica a curiosidade de quem quiser conhecer essa versão, que achei mais desafiadora do que a do Mega Drive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário